São Paulo, sábado, 31 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Fabricantes rebatem com suas pesquisas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Boticário informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está surpreso com os resultados e que avaliará os itens apontados no teste. "Acreditamos na qualidade e eficácia do BodyActive", afirma a nota enviada pela empresa, que diz ainda que todos os produtos passam por testes de segurança e eficácia para comprovar sua qualidade.
A Nivea afirma que o creme Bye Bye Celulite foi testado por mais de cem mulheres, com acompanhamento de técnicos, por oito semanas, e que os resultados mostraram aumento de maciez na pele e redução dos sinais da celulite. Segundo a empresa, os testes foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A Nivea afirma ter medido melhoria da hidratação, aspereza, elasticidade e aparência da pele, registrada por documentação digital e visual. Também foi feita avaliação por questionários, que, segundo a fabricante, é um método considerado científico.
Sobre a avaliação da Pro Teste, a empresa afirma que não teve acesso integral ao documento e a detalhes da metodologia. Portanto, não pode avaliar o resultado apresentado. "A empresa realiza estudos para todos os lançamentos, que objetivam garantir a eficácia e segurança das formulações", afirma a nota da fabricante.
A Avon afirma, por meio de nota, que os resultados de testes apresentados na embalagem do creme Renew Clinical Tri-Laser foram observados em avalições clínicas com acompanhamento de dermatologistas independentes, questionários e análises dos ingredientes. A empresa diz que acompanhou voluntárias de testes clínicos por 12 semanas, considerando os resultados satisfatórios para celulite e estrias. Segundo a Avon, as medições foram feitas com o aparelho Bio Mechanical Tissue Characterization, em mulheres com celulite moderada.
A Natura diz que fez testes de eficácia com o creme Chronos Bio Redutor usando instrumentos para medir os resultados, questionários e avaliação clínica de um dermatologista. "Ao contrário do relatado na análise da Pro Teste, os resultados dos testes científicos estão comunicados na rotulagem e nos veículos de comunicação da Natura", afirma a nota enviada à reportagem. Sobre a baixa eficácia do creme na redução de medidas, observada pela avaliação da Pro Teste, a empresa afirma que seus testes comprovam uma redução média de 2,8 cm, chegado a até 4,1 cm. "A Natura desenha seus experimentos de forma a fazer uso das melhores metodologias e incluir voluntários que melhor representem os seus consumidores."
A Vichy e a L'Oréal enviaram nota afirmando que não receberam os resultados do teste e que não conhecem a instituição que realizou as avalições e os seus critérios. "Todas as informações contidas na embalagem do produto foram comprovadas por testes com metodologias reconhecidas e aceitas pela Anvisa."


Texto Anterior: O mais caro não é o melhor
Próximo Texto: Maria Inês Dolci [defesa do consumidor]: Nas mãos de poucos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.