O ROTEIRO MAIS COMPLETO DE SÃO PAULO |
DE 3 A 9 DE AGOSTO DE 2012 |
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CAPA
Imagens de luzLaura Rago A partir de amanhã (dia 4), o CCBB expõe 85 obras vindas do Museu D'Orsay de Paris na mostra "Impressionismo: Paris e a Modernidade"Quando o CCBB inaugurar amanhã (dia 4) a mostra "Impressionismo: Paris e a Modernidade" será reforçado o momento de grandes exposições com importantes artistas em solo paulistano -só no primeiro semestre deste ano passaram pela cidade esculturas de Giacometti e pinturas de Modigliani, por exemplo. Pela primeira vez no Brasil, 85 obras impressionistas -movimento artístico do século 19 surgido na França- vindas do Museu D'Orsay, de Paris, desembarcam em São Paulo e ficam em exibição até 7/10. Na exposição, o público poderá conferir um recorte importante da produção impressionista e pós-impressionista por meio de pinturas de nomes como Monet, Van Gogh, Manet, Gauguin, Renoir, Degas e Toulouse-Lautrec. No primeiro fim de semana da montagem, o CCBB abrirá as portas às 15h de amanhã (dia 4) e fechará apenas no domingo (5/8), às 22h, virando a madrugada. Os trabalhos, que ocupam todos os andares da instituição, estão divididos em sete módulos. "Paris: A Cidade Moderna", "A Vida Urbana e Seus Autores" e "Paris É uma Festa" trarão, entre outras imagens, cenas da vida burguesa feitas por Renoir e das vistas do rio Sena e da catedral Notre-Dame de Paris, em telas de Pissarro e de Gauguin. Já em "Fugir da Cidade", "Convite à Viagem", "Na Bretanha" e "A Vida Silenciosa" figuram obras de artistas que deixaram o ritmo acelerado de Paris rumo a uma vida bucólica, como Van Gogh, que decidiu seguir para Arles, no interior da França. A curadoria é do trio Caroline Mathieu, conservadora-chefe do Museu D'Orsay, Guy Cogeval, presidente do Museu D'Orsay, e Pablo Jiménez Burillo, diretor-geral do Instituto de Cultura da Fundación Mapfre. CCBB - r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651. Ter. a dom.: 10h às 22h. Abertura dia 4, às 15h até as 22h do dia 5. Até 7/10. Livre. GRÁTIS a d i . Raio-x . Impressionismo Cunhado como um insulto pelo crítico Louis Leroy no século 19, o termo impressionista, que mudou a maneira de retratar a realidade tal como fora estabelecida no Renascimento, surgiu com a obra "Impressão, Sol Nascente", de Claude Monet (1840-1926). O crítico apoderou-se do nome da peça quando escreveu o artigo "A Exposição dos Impressionistas" O artista deixa de trabalhar dentro de casa ou no ateliê para pintar "à pleine aire", isto é, à luz do dia A relação de sombra e luz é substituída por cores intensas, oriundas da luz solar sobre a superfície dos objetos Pinceladas soltas e figuras cotidianas passam a ser utilizadas Confira 5 destaques
eleitos de Caroline Mathieu
Virada impressionista |
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