Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 13 A 19 DE JULHO DE 2012

 

fale com o guia @

CAPA

Fora da página

Aline Pellegrini e Maria Luísa Barsanelli

Filme "Na Estrada" é a esperada adaptação de "On the Road", de Jack Kerouac; conheça outros longas extraídos de livros

Desde que o cineasta Francis Ford Coppola comprou os direitos do livro "On the Road", em 1979, aguarda-se uma versão da história para a telona. Nomes como Gus van Sant ("Elefante") e Jean-Luc Godard ("Acossado") já foram chamados para a empreitada, mas não concluíram a adaptação.

O peso que a chamada "Bíblia da geração beat" causou em possíveis adaptadores -intimidados pela escrita cinematográfica, pelas descrições detalhistas de paisagens e pelos diálogos verborrágicos concebidos por Jack Kerouac nos anos 1950- finalmente foi superado pelo brasileiro Walter Salles.

É ele quem assina a direção de "Na Estrada", longa que estreia hoje (dia 13) e conta a icônica história de Sal Paradise em sua trajetória regada a jazz, álcool e benzedrinas pelos EUA. O protagonista conta, em boa parte de seu percurso, com a companhia do louco amigo Dean Moriarty, em uma constante busca por respostas a questões existenciais.

A dificuldade em captar o espírito dos personagens e a geografia (as estradas norte-americanas) descrita no livro levaram o diretor -famoso por outro "road movie", "Diários de Motocicleta" (2004)- a realizar uma extensa pesquisa. Ele percorreu o caminho proposto pela obra de Kerouac e chegou a gravar cerca de cem horas em vídeo do trajeto.

"Eu diria que uma adaptação carrega, evidentemente, uma responsabilidade adicional e, no caso de 'On the Road', ela não é pequena. Mas, nos roteiros originais, uma outra dificuldade continua existindo: a necessidade de se estruturar uma história e arquitetá-la de uma maneira que faça sentido", conta Salles.

O cineasta, porém, não é o único a enfrentar o processo de transpor literatura para imagens.
Conheça nas próximas páginas um roteiro com outros filmes em cartaz que se defrontaram com os mesmos desafios.

Descrição dos personagens no livro "On the Road"

Dean Moriarty
(interpretado por Garrett Hedlund)
"um Gene Autry mais moço -esperto, olhos azuis, com um genuíno sotaque de Oklahoma-, um herói de suíças do Oeste Nevado"

Marylou (papel de Kristen Stewart)
"uma loira linda, com enormes cachos de cabelos derramando-se num mar de ondas douradas. (...) Longilínea e magricela como uma daquelas mulheres surrealistas das pinturas de Modigliani"

Camille (vivida por Kirsten Dunst)
"uma morena sobre a cama e uma linda coxa lustrosa recoberta por uma lingerie de renda preta"

Sal Paradise (representado por Sam Riley)
"tirei uma foto frontal que me fez ficar parecido com um italiano de trinta e poucos anos capaz de matar qualquer um que falasse mal de sua mãe"

Capa

Exposições

Mostra "File" promove a arte digital com instalações

Férias

Personagem Pinóquio é tema de mostra no Sesc Belenzinho

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.