Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012

 

fale com o guia @

CAPA

Produto interno

Aline Pellegrini e Ana Elisa Faria

Para garantir a competitividade do cinema nacional, os países costumam estabelecer uma "cota de tela". No Brasil, essa medida foi criada em 1930.

"Se existe uma razão para o Estado financiar os filmes, faz sentido que ele queira que esses filmes sejam vistos pelo público", afirma Fernando Meirelles, diretor de "360". O longa coproduzido pelo Brasil estreia hoje (dia 17), ao lado de "Antônio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões", de José Walter Lima, e "Corações Sujos", de Vicente Amorim, também produtos internos.

Somados às outras obras nacionais em cartaz, esses lançamentos totalizam 36% do que está sendo exibido na cidade. Isso quer dizer 19 longas, sendo que seis deles retornam às telonas, como "Billi Pig" e "2 Coelhos".

Amorim considera a estreia simultânea de seu novo trabalho com o de Meirelles "uma feliz coincidência". "Óbvio que filmes lançados na mesma data estão brigando pelo mesmo público. Os dois têm pelo menos um ponto de encontro: falam sobre escolhas."

Confira nas próximas páginas um roteiro com os títulos brasileiros em cartaz.

Estreia

360
Em poses sensuais, uma prostituta (Lucia Siposová) tira fotos para compor o seu portfólio em Viena, onde um executivo (Jude Law) participa de uma feira e contrata os seus serviços.
Em Londres, a mulher dele (Rachel Weisz) passa o dia tentando encerrar o caso com um fotógrafo brasileiro (Juliano Cazarré). Ao descobrir a infidelidade, Laura (Maria Flor), a namorada do rapaz, decide voltar ao Rio de Janeiro. No avião, faz amizade com um dos passageiros (Anthony Hopkins).
Essas são algumas das tramas que norteiam o novo longa de Fernando Meirelles ("Ensaio sobre a Cegueira"), que entra em cartaz hoje (dia 17) na cidade.
Um mosaico de histórias entrecortadas que se cruzam ao estilo de "Babel" e "Crash - No Limite", "360" é uma coprodução entre Brasil, Áustria, França e Reino Unido. O roteirista inglês Peter Morgan ("A Rainha") se inspirou livremente na peça "A Ronda", de Arthur Schnitzler, para compor esse ciclo de traições, frustrações e descobertas.

Corações Sujos
Foi nas páginas da obra homônima de Fernando Morais que Vicente Amorim ("Um Homem Bom") descobriu, ainda em 2003, seu próximo trabalho.
Mescla de suspense, romance e guerra, o filme que estreia nesta sexta (dia 17)acompanha uma comunidade japonesa radicada no Brasil descrente da rendição de seu país na Segunda Guerra Mundial.
Apesar de o conflito real ter envolvido cerca de 200 mil pessoas, Amorim optou por retratar apenas um nicho da história, mas que, segundo a opinião do diretor, pudesse "personalizar todo o combate".
Levada pelo patriotismo exacerbado do coronel Watanabe (Eiji Okuda), a colônia nipônica se dividiu entre os que se negavam a enxergar a derrota do Japão e os intitulados "corações sujos", que aceitavam a verdade sobre o fracasso de sua nação.
Assim, os dois lados passam a se enfrentar em uma guerra em que o fundamentalismo, a intolerância e a manipulação da verdade cegam os caminhos.

Drama

À Beira do Caminho
A viagem empreendida pelo caminhoneiro João (João Miguel) é regida pela trilha sonora nostálgica do ídolo Roberto Carlos. A única carga que o personagem leva -sem destino certo- é seu passado. Dirigido por Breno Silveira ("2 Filhos de Francisco"), o filme narra o momento em que a jornada de João é interrompida por Duda (Vinícius Nascimento), um garoto órfão que busca pelo pai.

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
Adaptação da obra homônima do escritor Marçal Aquino, em mais uma parceria com o diretor Beto Brant ("O Invasor"), o longa percorre a história da perturbada Lavínia (Camila Pitanga), a partir de sua vida atual no interior da Amazônia, onde vive um triângulo amoroso com o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado) e o pastor Ernani (Zecarlos Machado), até seu passado, repleto de demônios interiores, em uma metrópole.

Comédia

As Aventuras de Agamenon - O Repórter
Os humoristas Hubert e Marcelo Madureira, da trupe do Casseta & Planeta, criaram, há duas décadas, o personagem Agamenon Mendes Pedreira para assinar uma coluna no jornal "O Globo". É ele o protagonista do filme, que conta com um elenco formado por Marcelo Adnet, Luana Piovani e Fernanda Montenegro, entre outros atores.

Billi Pig
Dirigida por José Eduardo Belmonte ("Se Nada Mais Der Certo"), a comédia de ares fantásticos acompanha Wanderley (Selton Mello), um corretor de seguros falido. Para atender aos sonhos de Marivalda (Grazi Massafera), sua bela mulher que passa os dias conversando com um porco de brinquedo, ele junta-se a um falso padre (Milton Gonçalves) com o objetivo de aplicar um golpe milionário no chefão do tráfico local.

E Aí... Comeu?
O trio formado por Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Emilio Orciollo Netto se reúne em um bar carioca para contar vantagem, rir uns dos outros, reclamar e teorizar sobre as mulheres. O garçom Seu Jorge (o próprio) faz intervenções regulares. Os problemas giram em torno dos relacionamentos: Honório (Palmeira) é um jornalista que acredita que a mulher o trai, Fernando (Mazzeo) é um arquiteto abandonado, e Fonsinho (Orciollo) banca um playboy solteirão aspirante a escritor.

Ação

Paraísos Artificiais
O longa de Marcos Prado (do cultuado documentário "Estamira") retrata a vida de três pessoas: a promissora DJ Érika (Nathalia Dill), sua melhor amiga, Lara (Lívia de Bueno), e o estudante Nando (Luca Bianchi). Na história, entrecortada por passado e presente, o trio vive experiências intensas de sexo e alucinações durante uma rave embalada por drogas, numa paradisíaca praia do Nordeste. Anos depois, Érika e Nando se reencontram por acaso em Amsterdã (Holanda), mas somente ela se recorda do que aconteceu naquela noite.

Febre do Rato
Uma Recife em preto e branco é percorrida pelo poeta anárquico Zizo (Irandhir Santos) e por sua turma na trama de Cláudio Assis ("Baixio das Bestas"). Para ele, a poesia "vem com desamor, desencontro... é uma fadiga". Zizo produz um fanzine cujo título é "Febre do Rato", uma expressão nordestina usada para designar quem está fora de controle. Ele vive propagandeando suas ideias pelas ruas da cidade, mas fica perturbado após se apaixonar por Eneida (Nanda Costa) e sofrer com a rejeição.

2 Coelhos
O filme de estreia de Afonso Poyart traz um roteiro emaranhado repleto de efeitos especiais e animações. Na história, Edgar (Fernando Alves Pinto) resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano para colocar criminosos de frente com políticos gananciosos. Em seu trajeto, ele se depara com o professor Walter (Caco Ciocler), o chefe da quadrilha de Máicon (Marat Descartes) e com a promotora pública Júlia (Alessandra Negrini).

Épico

Antônio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões
O drama, que começou a ser filmado em 1987 e só estreia hoje (dia 17), retrata a Guerra de Canudos. O conflito ocorrido no interior da Bahia no final do século 19 foi liderado pelo religioso Antônio Conselheiro (vivido no filme por Carlos Petrovich). A história mistura documentário, ficção e animação. As batalhas empreendidas pelo Exército republicano resultaram no massacre de mais de 25 mil pessoas.

Xingu
A criação do primeiro parque indígena brasileiro, o Parque Nacional do Xingu, é narrada por meio da saga de seus fundadores no filme de Cao Hamburguer ("O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias"). Em busca de aventura, Leonardo (Caio Blat), Orlando (Felipe Camargo) e Cláudio (João Miguel), no papel dos irmãos Villas Bôas, organizam uma expedição ao Centro-Oeste brasileiro em 1943 e acabam se deparando com índios.

Documentários

Constantino
Bisneto de Daud Constantino Al-Khoury -que dá nome ao filme-, o paulista Otavio Cury partiu de férias para a Síria em 2001. Mal sabia que seu bisavô havia sido um dos principais nomes da chamada Renascença Árabe e um dos primeiros a produzir, após quatro séculos de dominação otomana, textos em língua árabe. Constantino, cuja vida rege o documentário de Cury, foi o responsável pela encenação das primeiras peças teatrais na cidade de Homs.

Marighella
O documentário apresenta um recorte emotivo da vida do guerrilheiro Carlos Marighella. Não por menos: quem assina a direção é a sobrinha do personagem, que foi considerado inimigo público durante a ditadura militar brasileira. A lembrança do tio misterioso que a diretora Isa Grispum Ferraz joga na tela se mescla com a própria trajetória política do líder. Ao longo das cenas, o ator baiano Lázaro Ramos declama em voz "off" poemas escritos pelo guerrilheiro.

Vou Rifar Meu Coração
Embalado por músicas bregas, o documentário -que leva o título de uma canção de Lindomar Castilho- percorre parte do Nordeste para narrar a história do gênero musical e de pessoas que encontram no estilo explicações para suas dores sentimentais. Em entrevistas, apreciadores do ritmo e músicos fazem revelações sobre a tal "dor de corno". Amado Batista, em uma das cenas, declara que "quando você está sofrendo de amor, acaba fazendo músicas melhores, colocando pra fora mais do que você sente".

Coproduções

Raul, o Início, o Fim e o Meio
Raul Seixas se mostra um personagem único por meio dos 50 depoimentos que compõem este documentário dirigido por Walter Carvalho ("Cazuza - O Tempo Não Para"). Caetano Veloso, Paulo Coelho, quatro grandes companheiras e até mesmo o dentista do roqueiro recriam a personalidade do compositor baiano de "Metamorfose Ambulante", que tinha como principais inspirações Elvis Presley e Luiz Gonzaga.

31 Minutos - O Filme
Baseado em um famoso programa de TV exibido em um canal infantil, o filme é o primeiro no país a ser feito inteiramente com bonecos de fantoche. A parceria entre Brasil, Chile e Espanha mostra Juanín, produtor do noticiário "31 Minutos". Último de sua espécie, ele atrai a atenção de Cachirula, uma colecionadora que precisa dele para completar sua lista exótica de animais em extinção.

Na Estrada
Esperada adaptação do livro "On the Road", marco da geração beat escrito por Jack Kerouac, o drama do brasileiro Walter Salles ("Diários de Motocicleta") é uma produção da França, do Reino Unido, dos EUA e do Brasil. No "road movie", os amigos Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e Sal Paradise (Sam Riley) partem de Nova York numa viagem sem rumo, cruzando as estradas norte-americanas, com passagens também pelo México. A atriz Alice Braga compõe o elenco do filme.

Capa

Passeios

Evento no parque Ibirapuera promove aula coletiva de ioga

Teatro

Com Vladimir Brichta, a peça "Arte" trata da amizade entre homens

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.