Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 02 A 07 DE FEVEREIRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Brichos

Animação discute construção da identidade

Gabriela Romeu

No universo metafórico da animação "Brichos", a bicharada criada pelo paranaense Paulo Munhoz discute a construção da identidade nacional em uma vila habitada por diferentes espécies da fauna brasileira.

O longa de animação enfoca o dia-a-dia de Tales, Jairzinho e Bandeira -um jaguar, um quati e um tamanduá, respectivamente-, filhotes (ou pré-adolescentes) em conflito com a escola, com a família e, principalmente, com a própria identidade.

Quando o trio recebe a missão de escrever uma redação escolar cujo tema é "quem sou eu?", os três amigos descobrem a história da vila dos brichos (corruptela de bichos brasileiros).

Ao longo da animação, o espectador também entra em crise, já que linguagem, temática e ritmo estão em conflito. Os "brichos" fofinhos com formas arredondadas destoam dos diálogos dirigidos aos pré-adolescentes viciados em games, internet e skates. O ritmo, no entanto, está longe daquele impregnado nos videogames.

Mas o que chateia mesmo é a mensagem mastigada o tempo todo sobre o "país a ser construído". A animação exacerba o nacionalismo, tema já batido no banco escolar em diferentes períodos da história da infância.
Capa

Criança

Em "Sortidos", palhaços da trupe do "Jogando no Quintal" agora em versão para menores

Teatro

A peça-instalação "Chácara Paraíso", para Ter uma experiência no mínimo insólita

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.