Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 3 A 9 DE JULHO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Mostras

4º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO

TERÇA, DIA 7

Cinesesc

A BABÁ La Nana. Chile, 2008. Direção: Sebastián Silva. Com: Catalina Saavedra, Claudia Celedón e Mariana Loyola. 95 min. Depois de 23 anos trabalhando para a mesma família, uma babá sente sua posição ameaçada quando uma outra profissional é contratada para ajudá-la. 19h.

NO MEU LUGAR Brasil, 2009. Direção: Eduardo Valente. Com: Márcio Vito, Raphael Sil e Cesar Augusto. 118 min. Depois que um policial intervém em um assalto a uma família de classe média alta carioca, o filme acompanha três histórias passadas em tempos diferentes. 21h.

Cinusp

LOKI - ARNALDO BATISTA Brasil, 2008. Direção: Paulo Henrique Fontenelle. 120 min. A cinebiografia de Arnaldo Baptista retrata o músico desde a criação do grupo Os Mutantes, falando do sucesso e de sua relação com Rita Lee, até o fim da banda e os problemas com drogas e depressão. 16h.

O AMULETO DE OGUM Brasil, 1973. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Ney Santanna, Jofre Soares e Jards Macalé. 117 min. Um violeiro cego conta a história de um jovem que tem o corpo fechado por um ritual de Umbanda e se torna criminoso. 19h.

Memorial da América Latina - Sala 1

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL Brasil, 1995. Direção: Carla Camuratti. Com: Marco Nanini, Marieta Severo e Marcos Palmeira. 100 min. O filme retrata a vinda da família real portuguesa para o Brasil, com destaque para o relacionamento de dom João 6º e Carlota Joaquina. Também será exibido "No Espelho do Céu", de Carlos Salces. 13h.

O INIMIGO El Enemigo. Venezuela, 2008. Direção: Luis Alberto Lamata. Com: Lourdes Valera, Carlos Cruz e Daniela Alvarado. 82 min. Dois pais de universos distintos se encontram num hospital, onde seus filhos estão baleados. 15h.

BLAK MAMA Idem. Equador, 2009. Direção: Miguel Alvear e Patricio Andrade. Com: Patricio Andrade, Amaia Merino e Ana M. Palys. 100 min. Numa área abandonada, três recicladores de papel recebem a visita de seres fantásticos que os conduzem para adorar uma misteriosa divindade andina. 17h.

HÁ HOMENS PARA TODAS Hay Hombres para Todas. Porto Rico, 2008. Direção: Vicente Juarbe. Com: Idalia Pérez Garay, Noelia Crespo e Marian Pabón. 88 min. Histórias que se relacionam entre si são relatadas por uma simpática mendiga, que está nas redondezas de uma agência masculina que oferece o serviço de acompanhantes para todo o tipo de mulheres. 19h.

UMA SEMANA SOZINHOS Una Semana Solos. Argentina, 2008. Direção: Celina Murga. Com: Magdalena Capobianco, Eleonora Capobianco e Ignacio Giménez. 110 min. Sem pais ou mães por perto durante uma semana, adolescentes e crianças circulam por um condomínio. Do ócio ao tédio, criam um regime próprio de descontrole dentro da comodidade de sua prisão. 21h.

Memorial da América Latina - Sala 2

ESCOLAS 2 Serão exibidos "Puchini" (2009), de Emilio Belin Sandoval, "Convite para Jantar com o Camarada Stalin" (2007), de Ricardo Alves Júnior, "Filiberto" (2008), de Julia Amanda García, "Velhos, sua Mãe!" (2008), de Cristián Cartier, "Vê-lo aos Domingos" (2009), de Guillermo Álvarez, e "O Tostão" (2008), de Diego Antonio Mondaca Gutiérrez. 81 min. 16h.

A VINGANÇA DE RAMÓN RAMÓN La venganza de Ramón Ramón. Chile, 2007. Direção: Ximena Salazar. 52 min. Um documentário recorda a figura de Antonio Ramón Ramón, símbolo dos direitos dos trabalhadores no Chile. Depois que seu irmão e outros operários são mortos pelo exército durante uma greve, ele decide se vingar contra o general responsável pelos assassinatos. 18h.

DOIS HITLERES Dos Hitleres. Uruguai, 2007. Direção: Ana Tipa. 52 min. O documentário apresenta a história de dois homens -um aposentado que já foi policial, guarda-costas e cabeleireiro e outro mulherengo declarado e ex-preso da ditadura militar- que foram batizados com o nome de Hitler e nunca se interessaram em mudá-lo. 19h.

BAILE PERFUMADO Brasil, 1997. Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Com: Cláudio Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos e Chico Díaz. 93 min. As únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, enquanto vivia no Sertão, são de responsabilidade do mascate Benjamin Abrahão. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamim se infiltrou no bando para colher imagens. Também será exibido "Maracatu, Maracatus", de Marcelo Gomes. 20h.

MUNDO GRUA Idem. Argentina,1998. Direção: Pablo Trapero. Com: Luis Margani, Adriana Aizemberg e Daniel Valenzuela. 82 min. Um homem, que já foi baixista de uma famosa banda de rock, vai trabalhar no guindaste de um prédio em construção. Também será exibido "Meninos Envolvidos", de Daniel Burman. 22h.

MIS

EL JUSTICERO Brasil, 1966. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Arduíno Colassanti, Adriana Prieto e José Wilker. 80 min. A comédia conta a história de um playboy. Filho de general e leitor de Sartre e Marx, ele fica deprimido depois de saber que a mulher da sua vida não é mais virgem. 14h.

MOSCOU Brasil, 2009. Direção: Eduardo Coutinho. 78 min. Apresenta fragmentos, improvisações e ensaios de "As Três Irmãs", de Anton Tchekov, peça encenada pelo Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que nunca foi apresentada. 16h.

CORUMBIARA Brasil, 2009. Direção: Vicent Carelli. 117 min. Revela o massacre de índios na Gleba Corumbiara, em Rondônia, ocorrido em 1985 e filmado pelo indigenista Marcelo Santos. Décadas depois, os índios contam sua versão sobre os fatos. 18h.

RUDE E BREGA Rudo y Cursi. México, 2008. Direção: Carlos Cuarón. Com: Gael Garcia Bernal, Diego Luna e Guillermo Francella. 103 min. Conta a história de dois irmãos, talentosos jogadores de futebol, que trabalham em uma plantação de bananas. Quando passam a jogar em grandes times, a história de cada um se vê repleta de altos e baixos. 20h.

Sala Cinemateca - Sala BNDES

A ILHA DE LEÓN La Isla de León. Costa Rica/México, 2009. Direção: Rogelio Ortega. 76 min. A biografia de José León Sánchez, o escritor mais lido da Costa Rica. Acusado de ter cometido um crime na igreja mais importante do país, foi condenado a viver incomunicável durante três anos e mais 17 em uma ilha, um lugar sem esperança nem compaixão. 14h.

UM CÉU DE ESTRELAS Brasil, 1996. Direção: Tata Amaral. Com: Leona Cavalli, Lígia Cortez e Paulo Vespúcio. 71 min. Em um bairro da zona operária de São Paulo, uma jovem cabeleireira vive com sua mãe. Ela tenta mudar de vida e, ao ganhar uma viagem para os Estados Unidos, começa a realizar seu projeto de vida. 16h.

CURUNDÚ Idem. Panamá, 2007. Direção: Ana Endara Mislov. 66 min. Curundú, um dos bairros mais pobres da Cidade do Panamá, é retratado por um carismático fotógrafo, que também tem habilidade para contar histórias. 18h.

CAVALOS SELVAGENS Caballos Salvajes. Argentina, 1995. Direção: Marcelo Piñeyro. Com: Héctor Alterio, Leonardo Sbaraglia e Cecilia Dopazo. 121 min. Um homem maduro torna-se amigo de um jovem. A partir daí, nada é capaz de separá-los. Conhecem uma garota sem rumo nem ilusões. Os três optam por aceitar os riscos e gozar a plenitude da liberdade. Também será exibido "Sístole, Diástole", de Carlos Cuarón. 20h.

QUARTA, DIA 8

Cinesesc

O CORNO DA ABUNDÂNCIA El Cuerno de la Abudancia. Cuba/Espanha, 2008. Direção: Juan Carlos Tabío. Com: Jorge Perugorría, Laura de la Uz e Yoima Valdés. 107 min. Em uma pequena vila de Cuba, surge uma notícia explosiva: quem tiver o sobrenome Castiñeiras irá receber herança deixada por freiras. Começa, então, uma complicada -e engraçada- luta em busca do dinheiro. 19h.

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS Brasil, 2008. Direção: Lírio Ferreira. 100 min. Documentário sobre vida de Humberto Teixeira, compositor e advogado, que foi o criador das leis de direito autoral. Ele também é conhecido por ser o autor de clássicos populares, como a música "Asa Branca". 21h.

Cinusp

MEMÓRIAS DO CÁRCERE Brasil, 1984. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Carlos Vereza, Glória Pires e Jofre Soares. 198 min. Adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos, escrita durante o tempo em que passou na prisão. O autor foi detido no governo de Getúlio Vargas, sob a acusação de se envolver com comunistas. 16h.

Memorial da América Latina - Sala 1

HERMAFRODITA Idem. República Dominicana, 2009. Direção: Albert Xavier. Com: Garibaldi Reyes, Marilu Acosta e Isabel Polanco. 85 min. Uma hermafrodita que sofre preconceito em sua aldeia, na República Dominicana, se apaixona por um criminoso foragido, que não conhece sua dupla sexualidade. 13h.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS Historias Extraordinárias. Argentina, 2008. Direção: Mariano Llinás. Com: Walter Jakob, Agustín Mendilaharzu e Mariano Llinás. 252 min. Várias histórias -como a de um homem que se vê envolvido num acidente ou um desafio proposto numa espécie de clube de cavalheiros- misturam-se em uma trama para formar uma espécie de ensaio sobre a ficção. 15h.

RUDE E BREGA

19h.

GASOLINA Idem. Guatemala/Espanha/EUA, 2008. Direção: Julio Hernández Cordón. Com: Francisco Jácome, Carlos Dardón e Gabriel Armas. 71 min. Adolescentes roubam gasolina para sair dirigindo sem rumo durante a noite. A cada parada se misturam momentos de sinceridade e angústia, construindo um retrado da juventude. 21h.

Memorial da América Latina - Sala 2

QUERIDO CAMILO Idem. Costa Rica, 2007. Direção: Daniel Ross Mix e Julio Molina. 52 min. O documentário retrata a vida de Camilo Mejía, primeiro soldado norte-americano a ser declarado desertor na Guerra do Iraque. 16h.

INAL MAMA Idem. Bolívia, 2007. Direção: Eduardo López. 52 min. Documentário conta a saga da folha da coca a partir de dois pontos de vista: o presídio de São Pedro e a comunidade guarani de Tentayapi. 18h.

TULE KUNA: CANTAMOS PARA NÃO MORRER Tule Kuna: Cantamos para no morir. Colômbia, 2007. Direção: German Piffano. 52 min. Documentário que mostra a história dos Tule Kuna, separados pelo conflito armado e ameaçados por poderosos interesses na fronteira entre a Colômbia e o Panamá. 19h.

UM CÉU DE ESTRELAS Também será exibido o curta "Seams", de Karim Aïnouz. 20h.

O PRESENTE DE PACHAMAMA El Regalo de la Pachamama. Bolívia/Japão/EUA, 2008. Direção: Julio Hernández Cordón. Com: Christian Huaygua, Fanny Mosques e Francisco Gutierrez. 104 min. Nas salinas do lago de Uyuni, na Bolívia, um garoto de 13 anos tem sua vida alterada quando a avó morre. 22h.

MIS

COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS Brasil, 1983. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Ana Maria Magalhães, Arduíno Colasanti e Eduardo Imbassahy Filho. 83 min. No Brasil de 1594, um aventureiro francês é aprisionado pelo chefe dos índios Tupinambás. Para tentar escapar, começa a assimilar a cultura local e se casa com a viúva de um grande guerreiro. 14h.

ESCOLAS 2 16h.

MEU MUNDO EM PERIGO Brasil, 2007. Direção: José Eduardo Belmonte. Com: Eucir de Souza, Rosanne Mulholland e Milhem Cortaz. 96 min. Desesperado com a briga pela custódia de seu filho, homem tem a vida transformada. Depois de um acidente de carro, esconde-se em um hotel, onde conhece um novo amor. 18h.

ANICETO Idem. Argentina, 2008. Direção: Leonardo Favio. Com: Hernán Piquín, Natalia Pelayo e Alejandra Baldoni. 83 min. Dono de um galo de rinha seduz uma mulher e, em pouco tempo, leva-a para morar no quarto que divide com seu animal. O surgimento de outra paixão dá início a um triângulo amoroso. 20h.

Sala Cinemateca - Sala BNDES

O RETORNO Brasil, 2008. Direção: Rodolfo Nanni. 86 min. Cinquenta anos depois de realizar o documentário "O Drama das Secas", Nanni volta ao Nordeste e percorre exatamente o mesmo roteiro do filme anterior, retratando, sobretudo, a vida dos pequenos agricultores que lutam pela sobrevivência de suas famílias. 14h.

ALÍCIA NO PAÍS Alicia en el Pais. Chile, 2008. Direção: Esteban Larrain. Com: Alícia. 75 min. O longa narra a hitória da menina quéchua que, no fim de 2004, caminhou por 180 quilômetros. Saiu de Soniquera, sua aldeia natal, para ir trabalhar em São Pedro do Atacama, no Chile. Baseado em fatos reais. 16h.

VOU EXPLODIR Voy a Explotar. México, 2008. Direção: Gerardo Naranjo. Com: Maria Deschamps, Juan Pablo de Santiago e Daniel Giménez. 106 min. Dois adolescentes problemáticos se conhecem e decidem se unir a uma rebelião contra tudo que os cerca. Procuram um lugar onde desaparecer e a opção é o terraço da casa do rapaz. Lá, descobrem a sexualidade e os laços que os identificam. 18h.

SOL SOBRE A LAMA Brasil, 1963. Direção: Alex Viany. Com: Geraldo d'el Rey, Antônio Pitanga, Othon Bastos. 75 min. Mostra a luta pela preservação do canal de acesso à Feira de Água de Meninos em Salvador, Bahia, movida por diversos personagens, como uma prostituta e um saveirista. Também será exibido "Nós Somos um Poema", de Beth Formaggini e Sérgio Sbagria. 20h.

QUINTA, DIA 9

Cinesesc

VOU EXPLODIR 19h.

RIO 40 GRAUS Brasil, 1957. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Jece Valadão, Glauce Rocha e Zé Kéti. 93 min. Cinco meninos partem do morro para vender amendoim em pontos turísticos do Rio de Janeiro, onde testemunham diversas histórias. Enquanto isso, no morro, prepara-se a festa para a coroação da rainha da escola de samba. 21h.

Cinusp

TITÃS - A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA Brasil, 2008. Direção: Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. 100 min. Os Titãs contam a história da banda, uma das mais importantes do país. Muitas das imagens foram gravadas por Branco Mello, integrante do grupo. 16h.

ESCOLAS 2 19h.

Memorial da América Latina - Sala 1

ESCOLAS 4 Serão exibidos "Água do Mar" (2009), de Claudia García Covarrubias, "Você Vai Lamentar" (2008), de Luz Olivares Capelle, "O Desejo" (2008), de Marie Benito, "Pehuajó" (2009), de Catalina Marín, "Branca sua Umidade" (2009), de Paula Herrera. 81 min. 13h.

O AMULETO DE OGUM 15h.

CURUNDÚ 17h.

QUERO QUE VOCÊ LEIA PANTAGRUEL Quiero que Leas Pantagruel. Paraguai/Brasil, 2009. Direção: José Eduardo Alcázar. Com: Dalia Pereira, Pancho Oddone e Paula Alcazar. 73 min. Uma jovem que trabalha na casa de um artista recluso é incentivada a conhecer, através de leituras, as aventuras de Pantagruel, personagem do autor francês François Rabelais. 19h.

LA TABARÉ - ROCK'N' ROLL E TUDO O MAIS La Tabaré - Rocanrol y Después. Uruguai, 2009. Direção: Mariana Viñoles e Stefano Totoni. 72 min. Através da figura de Tabaré Rivero, líder de uma banda de rock, o documentário conta a história cultural do Uruguai pós-ditadura. 21h.

Memorial da América Latina - Sala 2

OS MATADORES Brasil, 1997. Direção: Beto Brant. Com: Chico Díaz, Murilo Benício e Wolney de Assis. 90 min. Dois matadores aguardam pela vítima em um bar na divisa entre Brasil e Paraguai. Também será exibido "O Herói", de Carlos Carrera. 16h.

O LOUCO El Loco. Venezuela, 2007. Direção: Belen Orsini. 52 min. O documentário promove uma revisão histórica sobre a vida e a obra de Simón Rodriguez, precursor do pensamento americano de emancipação e liberdade cujo legado teria influenciado Simón Bolívar. 18h.

FAMÍLIA Familia. Panamá, 2007. Direção: Enrique Castro Rios. 52 min. O debate dentro de uma família panamenha provocado pelo referendo popular para ampliação do Canal do Panamá é ilustrado por uma viagem poética ao longo de um rio, de uma costa e do canal interoceânico. Assim, o documentário indaga se o desenvolvimento está a serviço do ser humano. 19h.

RUA SEM SOL Brasil, 1954. Direção: Alex Viany. Com: Glauce Rocha, Carlos Cotrim e Dóris Monteiro. 85 min. Moça pobre que, além de encontrar dificuldades para se sustentar, precisa arranjar dinheiro para operar os olhos da irmã cega. Em busca de uma alternativa, acaba aliciada para a prostituição. 20h.

HISTÓRIAS DE FUTEBOL Historias de Fútbol. Chile, 1997. Direção: Andrés Wood. Com: Fernando Gallardo, Rodrigo González e Daniel Muñoz. 95 min. Três histórias relacionadas ao futebol formam o longa. Do mesmo diretor de "Machuca" (2004). Também será exibido "Cartão Vermelho", de Laís Bodanzky. 22h.

MIS

A ERVA DO RATO Brasil, 2008. Direção: Júlio Bressane. Com: Selton Mello e Alessandra Negrini. 80 min. Num cemitério, mulher cai e é ajudada por um homem. Começa, então, um relacionamento estranho e intenso entre eles. 14h.

JUVENTUDE Brasil, 2008. Direção: Domingos Oliveira. Com: Paulo José, Domingos Oliveira e Aderbal Freire Filho. 93 min. Três amigos de infância encontram-se para um balanço de suas vidas. Durante a conversa, vão se revelando os conflitos entre os três, e, por vezes, suas rivalidades. 16h.

O PRESENTE DA PACHAMAMA 18h.

1989 Idem. Colômbia, 2009. Direção: Camilo Matíz. Com: Vincent Gallo, Carolina Gómez e Erick Cordoba. 38 min. Expondo a complexidade da natureza humana, conta a história de dois personagens que mostram sua alma na véspera de um trato. 20h.

Sala Cinemateca

O INIMIGO 14h.

HÁ HOMENS PARA TODAS 16h.

BLAK MAMA 18h.

CYRANO FERNÁNDEZ Idem. Venezuela, 2007. Direção: Alberto Arvelo. Com: Edgar Ramirez, Jessika Grau e Pastor Oviedo. 100 min. Cyrano é um homem que defende a ética e a dignidade a todo custo. Mas se envolve em um triângulo amoroso que se desenvolve nos subúrbios venezuelanos. 20h.

Teatro Cacilda Becker

CORUMBIARA 18h.

RUDE E BREGA 20h.

FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Anfiteatro

HOJE, DIA 3

VELHAS VIRGENS: ATRÁS DE CERVEJA E MULHER Brasil, 2009. Direção: Angelo Ravazi. 59 min. Não recomendado para menores de 14 anos. A banda nunca escondeu seu discurso politicamente incorreto e cheio de bom humor. Nesse documentário, os membros do grupo revelam que, atrás dos palcos, não são o que parecem. 19h.

AMANHÃ, DIA 4

BRITOMANIA Brasil, 2005. Direção: Pedro Paulo Carneiro. 60 min. Não recomendado para menores de 14 anos. O documentário comenta o trabalho do grupo Os Britos, formado no começo dos anos 1990 por integrantes do Kid Abelha e do Barão Vermelho. 14h.

DOMINGO, DIA 5

GUIDABLE - A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO Brasil, 2009. Direção: Fernando Rick e Marcelo Appezzato. 120 min. Não recomendado para menores de 14 anos. História da banda brasileira, uma das mais antigas e importantes do cenário hardcore, com quase três décadas de carreira. 15h30.

Cine Olido

HOJE, DIA 3

PUNK: ATTITUDE Idem. EUA/Inglaterra , 2005. Direção: Don Letts. 89 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Começando pelos anos de 1950 até chegar aos dias de hoje, Letts documenta como o gênero, mesmo depois de encontrar o rock, continuou intacto durante décadas. 15h.

ROLLING LIKE A STONE Idem. Suécia, 2005. Direção: Stefan Berg. 65 min. Não recomendado para menores de 14 anos. O documentário traz Brian Jones, Keith Richards e Mick Taylor em uma descontraída festa privada que se estendeu por três dias durante a turnê escandinava de 1965. 17h.

THE GODFATHER OF DISCO Idem. EUA, 2007. Direção: Gene Graham. 84 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Pioneiro e ativista, Mel Cheren foi uma figura fundamental no universo clubber. Entre as décadas de 1970 e 1980, juntou-se ao DJ Larry Levan e transformou o Garage Paradise em uma das grandes referências da cultura disco em Nova York. 19h30.

AMANHÃ, DIA 4

GUIDABLE - A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO 15h.

FAVELA ON BLAST Brasil, 2008. Direção: Leandro HBL e Wesley Pentz. 71 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Um retrato da cultura do funk carioca, que mescla o ritmo americano da década de 1980 com diversas influências da música brasileira. 17h.

DUB ECHOES Brasil, 2008. Direção: Bruno Natal. 79 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Uma viagem ao redor do mundo ajuda a entender a origem do rap, da música eletrônica e do dub, gênero surgido nos anos 1960, na Jamaica. 19h30.

DOMINGO, DIA 5

NINA SIMONE, LOVE SORCERESS... FOREVER Idem. França, 2008. Direção: René Letzgus. 79 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Dona de uma voz única e talento fora do comum, Nina foi também ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Com grande número de fãs, dividiu o palco com gigantes do cenário músical mundial. 15h.

ANITA O'DAY - THE LIFE OF A JAZZ SINGER Idem. EUA, 2007. Direção: Robbie Cravolina e Ian McCrudden. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Anita O'Day teve uma carreira de mais de sete décadas e marcou a história do jazz. A trajetória atribulada da cantora -que inclui anos de alcoolismo, vício em heroína, abortos, estupro, várias detenções e uma prisão- é retratada no filme . 17h.

Cinesesc

HOJE, DIA 3

CALANGOS E CALANGUEIROS Brasil, 2007. Direção: Flávio Cândido. 71 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Mostra uma das mais ricas e negligenciadas tradições artísticas: o calango, verso e canto de desafio do sudeste brasileiro. 19h.

UM HOMEM DE MORAL Brasil, 2009. Direção: Ricardo Dias. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Documentário retrata a obra de Paulo Vanzolini, sambista famoso por canções como 'Volta por Cima' e 'Ronda'. Há participação de Chico Buarque, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, entre outros . 21h.

TERREIRO GRANDE Brasil, 2009. Direção: Zeca Ferreira. 63 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Um grupo de amigos da periferia de São Paulo se reúne em torno de uma mesa de bar para declarar seu amor ao samba carioca. 22h45.

TEU CANTO DE PRAIA Brasil, 2009. Direção: Manu Sobral. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

Um filme poético, resultado de dois anos de pesquisa e convivência com os caiçaras de diversos lugares que revela conflitos religiosos e a especulação imobiliária. Também será exibido "Nós Somos um Poema" (2008), de Sérgio Sbragia e Beth Formaggini. 24h.

AMANHÃ, DIA 4

MÚSICA SUBTERRÂNEA Brasil, 2009. Direção: Luciano Coelho. 115 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Documentário que resgata, por meio de bate-papos entre cinco gerações de jazzistas da cena curitibana, as histórias que a capital paranaense guarda e revela sobre músicos importantes como Airto Moreira, Raul de Souza e Gebran Sabbag. 19h.

FANDANGO! Brasil, 2008. Direção: Rene Goya Filho. 74 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Documentário que retrata um dos maiores instrumentistas brasileiros, Renato Borghetti. Ligado às tradições, tem repertório marcado por sua raiz gaúcha. 21h.

JOHNNY CASH AT FOLSOM PRISON Idem. EUA, 2008. Direção: Bestor Cram. 97 min. Não recomendado para menores de 16 Depois de uma vida marcada pelo vício e tráfico de drogas, Cash saiu da prisão, mas decidiu voltar. Dessa vez para cantar e relançar sua carreira. 22h20.

THE WRECKING CREW Idem. EUA, 2008. Direção: Danny Tedesco. 98 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Phil Spector é uma das figuras mais discutidas do rock. De personalidade agressiva e ideias fortes, o produtor criou o estilo de gravação "Wall Sound", usado com Tina Turner, Ramones e Beatles, entre outros. 24h.

DOMINGO, DIA 5

MARTINO UNSTRUNG: A BRAIN MYSTERY Idem. Inglaterra, 2007. Direção: Ian Knox. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Durante uma cirurgia cerebral, Pat Martino, reconhecido guitarrista de jazz, perde a habilidade de tocar. O músico é analisado por Santana, Joe Pesci e Pete Townshend, entre outros. 19h.

CACHAO, íUNO MÁS! Idem. EUA, 2008. Direção: Dikayl Rimmasch. 68 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Cachao era conhecido como "O Picasso do contrabaixo". O filme retrata a trajetória do artista, um dos responsáveis pela música cubana como é conhecida hoje. 21h.

HSBC Belas Artes - Sala Mário de Andrade

HOJE, DIA 3

MUNDO TRIBUTO Idem. Argentina, 2007. Direção: Adrián Fares e Leo Rosales. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Bandas covers de todo mundo são o objeto do filme, apresentando artistas anônimos. 14h.

FROM MAMBO TO HIP-HOP: A SOUTH BRONX TALE Idem. EUA , 2006. Direção: Henry Chalfant . 55 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Apresenta o rico universo latino de Nova York, um dos guetos mais ativos da música contemporânea, desde os anos 1940. 16h.

WANDA JACKSON. THE SWEET LADY WITH THE NASTY VOICE Idem. EUA, 2007. Direção: Vincent Kralye­vich. 72 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Wanda Jackson, rainha do rockabilly se negou a lavar pratos e foi viver no mundo rock, um território masculino e fechado. 18h.

THE WRECKING CREW 20h.

JOHNNY CASH AT FOLSOM PRISON 22h.

AMANHÃ, DIA 4

AMERICAN HARDCORE: THE HISTORY OF AMERICAN PUNK ROCK 1980-1986 Idem. EUA, 2006. Direção: Paul Rachman e Steven Blush. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos. No começo dos anos de 1980, o movimento punk parecia ter se acalmado. Até que jovens americanos editaram fanzines e montaram suas próprias bandas. 14h.

RUÍDO DAS MINAS Brasil, 2008. Direção: Filipe Sartoreto. 82 min. Depoimentos e imagens inéditas do movimento heavy metal de Belo Horizonte, local onde surgiram bandas como Sepultura, Sarcófago e Overdose. 16h.

GET TRASHED: THE STORY OF TRASH METAL Idem. EUA, 2006. Direção: Rick Ernest . 96 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Regado à cerveja e testosterona, o documentário acompanha a transformação do heavy metal e a chegada dos shows em grandes estádios. 18h.

PUNK: ATTITUDE 20h.

PUBLIC ENEMY: WELCOME TO THE TERRORDOME Idem. EUA, 2007. Direção: Robert Patton. 104 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Unanimidade no mundo do hip hop, os integrantes do grupo contam sua trajetória, desde que saíram da universidade. 22h.

THE GODFATHER OF DISCO 24h.

DOMINGO, DIA 5

PROGRAMA CURTA UM SOM 122 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Serão exibidos "Jaguaribe Carne: Guerrilha Cultural" (2007), "Maestro Formiga" (2008) e "Rec and Beat" (2007). 14h.

VELHAS VIRGENS: ATRÁS DE CERVEJA E MULHER 16h.

RESPECT YOURSELF: THE STAX RECORDS STORY Idem. EUA , 2007. Direção: Morgan Neville e Robert Gordon. 115 min. Não recomendado para menores de 14 anos. O documentário sobre a gravadora, que era frequentada por nomes como Otis Redding, também conta a fase mais explosiva da cultura negra norte-americana. 18h.

END OF THE CENTURY: THE STORY OF THE RAMONES Idem. EUA, 2003. Direção: Jim Fields e Michael Gramalia. 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Uma das bandas mais importantes do século 20 tem sua história contada do início até a morte de seus principais integrantes. 20h.

RECIFE BEAT Brasil, 2007. Direção: Pedro Paulo Carneiro. 85 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Com o festival Rec Beat como pano de fundo, os protagonistas do manguebeat, encabeçado por Chico Science, contam como a cultura pernambucana se fundiu com as últimas tendências da música. 22h.

MIS - Auditório

HOJE, DIA 3

O REI DA MUNGANGA Brasil , 2008. Direção: Carolina Paiva. 70 min. Não recomendado para menores de 18 anos. Com sua música bem-humorada e uma barriga inconfundível, Genival Lacerda atrai gente do país inteiro. O documentário acompanha uma turnê do cantor. 14h.

LOS BLUE SPLENDOR Idem. Chile, 2007. Direção: Manuel González. 75 min. Não recomendado para menores de 18 anos. Los Blue Splendor apareceram em Valparaíso nos anos 1960 e são uma referência no rock chileno. 16h.

ANITA O'DAY - THE LIFE OF A JAZZ SINGER 18h.

NINA SIMONE, LOVE SORCERESS... FOREVER 20h.

AMANHÃ, DIA 4

BICHO DE PÉ - 10 ANOS Brasil, 2008. Direção: Conrado Vidal. 54 min. Não recomendado para menores de 18 anos. O filme retrata um dos grupos mais conhecidos de forró universitário, o Bicho de Pé. Integrantes da banda e parceiros contam a jornada que teve início em 1998. 14h.

CANTORAS DO RÁDIO Brasil, 2008. Direção: Gil Baroni. 80 min. Não recomendado para menores de 18 anos. A partir do show "Estão Voltando as Flores", o documentário resgata a trajetória de cantoras famosas do passado. 16h.

JARDS MACALÉ: UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL Brasil, 2008. Direção: Marco Abujamra. 71 min. Não recomendado para menores de 18 anos. Mostra a trajetória de um dos personagens mais complexos da música popular brasileira: Jards Macalé, vionolista, ator e compositor de clássicos como "Vapor Barato" e "Movimento dos Barcos". 18h.

NA BASE DA BOSSA, 50 ANOS DE EXCELÊNCIA Brasil, 2008. Direção: Jodele Larcher. 52 min. Não recomendado para menores de 18 anos. Apresenta releituras de clássicos do gênero, encontros musicais, depoimentos dos criadores do ritmo musical e de seus seguidores. 20h.

RETROSPECTIVA EMILE COHL

Sala Cinemateca - Sala BNDES

AMANHÃ, DIA 4

PROGRAMA 1 56 min. Livre. Serão exibidos os curtas "Fantasmagorie", "L'hôtel du Silence", "Le Cauchemar du Fantoche", "Un Drame Chez les Fantoches", "Les Allumettes Animées", "Le Cerceau Magique", "Le Petit Soldat qui Devient Dieu", "Les "Exercices Des" Frére Boutdebois", "Transfigurations", "Soyons Donc Sportifs", "Japon de Fantaisie", "Les Joyeux Microbes", "Moderne École" e "L'éventail". 19h.

DOMINGO, DIA 5

PROGRAMA 2 57 min. Livre. Serão exibidos os curtas "Clair de Lune Espagnol", "Les Locataires D'a-côté", "Les Couronnes", "Monsieur Clow Chez les Lilliputiens", "Porcelaines Tendres", "Chapeaux des Belles Dames", "Générations Spontanée ou Générations Comiques", "Les Chaussures Matrimoniales", "Les Lunettes Féeriques", "Affaires de Coeur" e "Cadres Fleuris". 18h30.

SESSÃO ESPECIAL

Reserva Cultural - Sala 2

ZICO NA REDE Brasil, 2008. Direção: Paulo Roscio. 60 min.

A carreira do astro, contada através dos gols. Com depoimentos de jogadores como Adílio, Edinho, Junior, Nelinho e dos jornalistas Renato Maurício Prado e Roberto Assaf.Livre. Sex. a qui.: 13h30 (projeção digital).

Capa

Cinema

Sete salas recebem o 4º Festival de Cinema Latino-Americano, que chega com cem filmes

Concertos

Os alemães do Emerson String Quartet tocam duas vezes na Sala São Paulo

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.