Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 05 A 11 DE JANEIRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Você É Tão Bonito

Isabelle Mergault faz filme pensado para agradar

Christian Petermann

Enquanto "O Amor Não Tira Férias", de Nancy Meyers, permanece em cartaz, é lançada mais uma comédia romântica realizada por uma mulher: "Você É Tão Bonito", da francesa Isabelle Mergault. A obra marca sua estréia como diretora, numa carreira marcada por roteiros escritos em sua maioria para a TV. Mergault partilha com Meyers a vontade explícita de fazer um "feel-good movie", ou um filme pensado para agradar. A questão é que a "dramédia" concebida por Mergault versa, na verdade, sobre um assunto nada leve: a "compra" de mulheres.

O ator Michel Blanc interpreta o viúvo Aymé Pigrenet, um fazendeiro que não sabe cui dar de sua casa e aceita viajar até Bucareste, na Romênia, para, por intermédio de uma agência, "comprar" uma esposa. A escolhida é Elena (Medeea Marinescu), que Aymé não suspeita ser mãe. A diretora extrai um humor simples e previsível dos choques de sexo, cultura e expectativa.

O filme foi sucesso de público na França. Incomoda, portanto, a facilidade com que se aceitou a premissa de moral delicada e conduzida por personagens de traços rasos. As conclusões narrativas beiram o kitsch. Idéias equivocadas se revestem aqui de simpática ingenuidade.
Capa

Cinema

Leonardo Di Caprio encarna um mercenário sul-africano em "Diamante de Sangue"

Shows

Ritmos como o dub e o ska invadem a praia do Sesc

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.