Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 6 A 12 DE MARÇO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Frost/Nixon

Longa recria antecedentes de entrevista histórica

Sérgio Rizzo

O roteirista inglês Peter Morgan vem se especializando em escrever longas sobre personagens públicos em circunstâncias privadas: as irmãs Bolena (em "A Outra"), o ditador ugandense Idi Amin Dada (em "O Último Rei da Escócia"), a rainha Elizabeth 2ª e o primeiro-ministro Tony Blair (em "A Rainha").

Em "Frost/Nixon", a intimidade vasculhada é a de Richard Nixon (1913-1994) no período que se segue à renúncia da Presidência dos EUA, em 1974, em virtude do escândalo de Watergate e da abertura do processo de impedimento no Congresso.

Recolhido em sua mansão na Califórnia, ele recebe um convite para sua primeira longa entrevista depois do afasta mento e, de olho no cachê, aceita. Quem o convida, para surpresa da imprensa norte-americana, é um inconsequente apresentador da TV australiana, David Frost (Michael Sheen, que fez Blair em "A Rainha").

Baseado em peça escrita pelo próprio Morgan e dirigido por Ron Howard ("Uma Mente Brilhante"), "Frost/Nixon" se ocupa dos preparativos para a entrevista e das gravações, fingindo, às vezes, ser um documentário sobre o episódio.

A cena é roubada (sem duplo sentido) por Frank Langella, que encontra um tom levemente farsesco para fazer "Dirty Dick" (Dick sujo), apelido pejorativo de Nixon.

Não recomendado para menores de 12 anos.
Capa

Cinema

Estreia "Quem Quer Ser um Milionário?", longa de Danny Boyle, vencedor de oito Oscars

Exposições

Megamostra sobre mudanças climáticas, "Intempéries - O Fim dos Tempos" abre na Oca

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.