Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 DE JUNHO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

A Festa da Menina Morta

Longa marca a estreia de Nachtergaele na direção

Alessandro Giannini

Estreia de Matheus Nachtergaele na direção de longas-metragens de ficção, "A Festa da Menina Morta" conta a história do líder religioso de uma comunidade ribeirinha no norte do Brasil.

Após o suicídio da mãe, Santinho (Daniel de Oliveira) encontra o vestido de uma menina desaparecida e é alçado à condição de santo. A partir daí, todos os anos, a população celebra uma festa em homenagem ao fato.

O filme investiga, entre outras coisas, a fé que move a população pobre e o investimento no culto a esse personagem ambíguo.

Lindamente fotografada por Lula Carvalho, a produção tem imagens fortes.

Santinho mora com o pai (Jackson Antunes) e algumas beatas, interpretadas por mulheres de Barcelos, onde o filme foi rodado. Pai e filho vivem uma relação incestuosa, o que choca e produz uma grande interrogação. No entanto, essa questão se desmancha no ar à medida que a projeção avança e outros temas surgem com mais força.

Matheus demonstra talento na condução dos atores, mas parece não acreditar na força de sua história -o que fica mais claro quando se percebe que a vontade de impressionar o espectador se torna mais imperativa do que levantar questões pertinentes.

Não recomendado para menores de 18 anos.
Capa

Passeios

Roteiro seleciona festas juninas em clubes, igrejas e unidades do Sesc

Shows

Caetano Veloso traz ao Credicard Hall a turnê "Zii e Zie"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.