Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2011

 

fale com o guia @

CINEMA

ESTREIA A Árvore da Vida

Malick faz belo ensaio sobre a existência humana

Fernando Masini

"A Árvore da Vida" é apenas o quinto filme de Terrence Malick, de uma carreira que começou em 1973. Premiado com a Palma de Ouro em Cannes neste ano, Malick preferiu não comparecer. Não por desavenças, mas pelo estilo de vida recluso que adota. Não dá entrevistas, não aparece em eventos promocionais e controla seus poucos longas como um autor obsessivo.

Na história protagonizada por Brad Pitt, que entra em cartaz hoje (dia 12), acompanhamos a rotina de uma família do Texas, nos anos 1950. O pai severo (Pitt), a mãe doce e inocente (Jessica Chastain) e os três filhos.

O ponto de vista é do primogênito, Jack (interpretado quando adulto por Sean Penn). Nas suas lembranças, há uma tentativa de entender a figura repressora do patriarca, que se aproxima de um processo de reconciliação.

Mas o filme é bem mais do que isso. Intercalado com essa trama local, Malick nos oferece um ensaio sobre a vida, com imagens exuberantes: do céu, de árvores e de elementos cósmicos. Nesse balé visual embalado por canções de Mozart, Mahler e Bach, o cineasta parece buscar a identidade de Deus.

O mistério por trás da figura de Malick também está presente na sua obra, tão pessoal quanto universal.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Capa

Exposições

Artistas estrangeiros ocupam o Masp em mostra de arte urbana

Criança

Festival movimenta parques da cidade

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.