Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Vicky Cristina Barcelona

Woody Allen faz longa divertido e vigoroso

Sérgio Rizzo

Não há melhor notícia a dar aos fãs de Woody Allen do que ir direto ao ponto: "Vicky Cristina Barcelona" é o mais vigoroso e divertido longa do cineasta em muitos anos, talvez desde seus derradeiros grandes filmes nova-iorquinos, ainda nos anos 1990.

Se a ida do cineasta para Londres em seus três longas anteriores ("Match Point", "Scoop" e "O Sonho de Cassandra") havia representado apenas nova ambientação para histórias que poderiam se passar nos EUA (e ao menos a primeira e a terceira já haviam sido escritas assim), "Vicky" nasce de Barcelona, ou de uma certa idéia da cidade e da cultura catalã.

Duas jovens norte-americanas resolvem passar o verão ali. Uma delas (Rebecca Hall) se dedica a uma pesquisa sobre a cultura local. A outra (Scarlett Johansson, em seu terceiro filme com Allen, todos na Europa) viaja a passeio. Certa noite, elas conhecem um artista plástico (Javier Bardem, Oscar de coadjuvante pelo vilão de "Onde os Fracos Não Têm Vez").

O encontro altera radicalmente os comportados planos de ambas para as férias e permite, mais tarde, a entrada de outra figura importante para a ciranda, a ex-mulher do artista (Penélope Cruz). Como é habitual em Allen, personagens secundários ganham importância ocasional, como a tia de uma das jovens (Patricia Clarkson), mas é do quarteto que o filme se ocupará para valer.

O excelente uso do elenco inclui brincadeiras com clichês e estereótipos, tanto de norte-americanos deslocados em terra estranha quanto de latinos e suas incontidas emoções. Em "Vicky Cristina Barcelona", o diretor parece, como suas protagonistas, ter redescoberto o prazer de buscar novidades graças ao deslocamento geográfico.

Não recomendado para menores de 14 anos.
Capa

Shows

Marcelo Camelo mostra seu disco solo com participação da jovem Mallu Magalhães

Cinema

Estréia "Vicky Cristina Barcelona", celebrado filme do diretor Woody Allen

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.