Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 18 A 24 DE AGOSTO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Anjos do Sol

Filme denuncia prostituição infantil

Ricardo Calil

Depois de mais de 20 anos como colaborador de alguns dos principais cineastas brasileiros (Walter Salles e Cacá Diegues, entre outros), o gaúcho Rudi Lagemann estréia como diretor de longas com "Anjos do Sol".

O roteiro se inspira livremente em notícias de jornal sobre o problema da prostituitção infantil. A partir delas, Lagemann criou a história de Maria (a estreante Fernanda Carvalho), garota nordestina de 12 anos vendida por sua família a um recrutador de prostitutas (Chico Diaz). Comprada por um fazendeiro (Otavio Augusto) em um leilão de meninas virgens, ela é enviada a um prostíbulo na região amazônica, onde sofre constantes abusos.

Pela trama, vê-se que "Anjos do Sol" é um filme de denúncia repleto de boas intenções. Mas só elas não garantem o interesse da obra. Em seu primeiro filme, Lagemann deixa claro que herdou mais os vícios do que as virtudes dos cineastas com que trabalhou. O diretor sempre opta pelas escolhas mais banais -como a redundância da trilha com as imagens.

Mas, como provou "Iracema, uma Transa Amazônica" (74), que também lidava com prostituição infantil, quanto mais original o filme, mais eficiente a denúncia.
Capa

Concertos

A soprano carioca Eliane Coelho protagoniza "La Gioconda" no Teatro Municipal

Cinema

Mostra no CCBB revê o olhar feminino no cinema de autora de Agnès Varda

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.