Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 21 A 27 DE MAIO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

Quincas Berro D'Água

Diretor retorna ao submundo de Salvador

Rafael Balsemão

Para rodar a adaptação da obra de Jorge Amado "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água", o cineasta Sérgio Machado voltou ao submundo baiano, cenário do filme "Cidade Baixa", de 2005, também dirigido por ele, para mostrar o dia em que um ex-funcionário público que abandonou a família para cair na boêmia "morre" duas vezes.

A trama do longa "Quincas Berro D'Água" foca o aniversário de 72 anos do protagonista, interpretado por Paulo José. A data marca também o fim de sua vida na gandaia, para desespero dos amigos, que lhe haviam preparado uma festança. Mas, para a trupe de Quincas, a morte é apenas um detalhe, e o velho fanfarrão vai festejar como nunca antes do final derradeiro, carregado para cima e para baixo nas ladeiras de Salvador. "É um filme que o tempo inteiro fala sobre estar vivo", afirma Machado.

O longa que estreia hoje (dia 21) é fruto de um trabalho minucioso do diretor, que tinha em mãos durante as filmagens um livro de anotações de 500 páginas. Machado também contou com a preparadora de elenco Fátima Toledo, de "Tropa de Elite".

Antes de entrar no set, os atores tiveram dois meses de ensaio, uma espécie de "gaiatice coletiva", como definiu Luis Miranda, o Pé de Vento, um dos parceiros de Quincas. O resultado dessa bagunça pode ser conferido em 24 salas da cidade.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Passeios

"Corpos", na Oca, disseca o ser humano em megaexposição

Teatro

Caco Ciocler estreia "Casting"; evento dá 40 mil ingressos gratuitos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.