Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 21 A 27 DE NOVEMBRO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

A Duquesa

Drama explica falsa austeridade das elites

Alessandro Giannini

Não surpreende que Georgiana Spencer (1757-1806), Duquesa de Devonshire, seja ancestral distante de Lady Diana. E que "A Duquesa", de Saul Dibb, que conta a história dessa mulher a partir do livro "Georgiana, Duchess of Devonshire", de Amanda Foreman, explique tão bem a falsa austeridade das elites, especialmente a da monarquia inglesa.

Com Keira Knightley ("Orgulho e Preconceito", "Desejo e Reparação") no papel da duquesa e Ralph Fiennes ("Na Mira do Chefe", também em cartaz na cidade) no de seu marido, o duque, o filme revela a via-crúcis de uma mulher à frente de seu tempo, uma liberal assumida, que defendia a abolição do comércio e tráfico de escravos e subia em palanques para promover seus candidatos antes mesmo de as mulheres ganharem o direito de votar.

Georgiana se casou aos 16 anos com Wil- liam Cavendish, quinto duque de Devonshire, por obra de um acordo costurado pela mãe, Lady Spencer (Charlotte Rampling, de "Swimming Pool"). Foi vítima e testemunha de repetidos adultérios, nos quais o marido não fazia discriminação entre as criadas e sua melhor amiga, Elizabeth Foster (Hayley Atwell).

Quando se apaixonou por Charles Gray (Dominic Cooper), candidato do partido liberal, para quem fez campanha política, foi ameaçada pelo duque, condenada pela própria mãe e obrigada por ambos a abandoná-lo. Tudo em nome do status quo.

Apesar disso tudo, nada do que Georgiana fez ou sofreu foi suficiente para mudar o comportamento da sociedade inglesa da época. E o filme mostra isso de forma clara, sem lançar mão de artifícios, como algumas adaptações dos romances de Jane Austen.

Não recomendado para menores de 12 anos.
Capa

Cinema

Em "A Duquesa", Keira Knightley vive uma nobre inconformada com as regras da realeza britânica

Passeios

Cemitério da Consolação esconde tesouros, como as esculturas de Victor Brecheret

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.