Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 DE OUTUBRO DE 2007

 

fale com o guia @

CONCERTOS E DANÇA

Nelson Freire

Pianista abre a série Piano Solo no Municipal

Irineu Franco Perpetuo

A unanimidade do piano no Brasil está de volta a São Paulo. Depois de vencer o Gramophone Awards, em Londres, pelo melhor disco clássico de 2007 (com os concertos de Brahms, com a Orquestra Gewandhaus de Leipzig), Nelson Freire dá recital no Teatro Municipal, na próxima segunda, dia 15.

Freire já era badalado por público e crítica há muito tempo, mas, desde o documentário de João Moreira Salles a seu respeito, em 2003, sua popularidade transcendeu a fronteira dos fanáticos por piano para atingir platéias maiores -sua interpretação de uma melodia da ópera "Orfeu e Eurídice", de Gluck, um dos itens de bis favoritos do pianista, entrou na trilha da novela global "Páginas da Vida".

Por isso, deve haver grande disputa pelos ingressos da apresentação, que começa com uma transcrição de Busoni para o coral "Numm kommt der Heiden Heiland", de Bach, seguida da "Sonata op. 110", de Beethoven. O repertório é complementado por "Children's Corner", de Debussy, e pela terceira sonata de Chopin.

O concerto abre a série Piano Solo, que inclui, em São Paulo e no Rio de Janeiro, recitais de quatro pianistas brasileiros consagrados. Além de Freire, estão programados Diana Kacso (9/11), Cristina Ortiz (26/11) e Eduardo Monteiro (13/12), diretor artístico do evento.

O diferencial da série é que cada apresentação será aberta por uma breve performance de um jovem pianista. No dia de Nelson Freire, a escolha recaiu sobre o paulistano Leonardo Hilsdorf, 19, de grande desenvoltura técnica, que executa duas das "Peças Líricas", de Grieg, e a fogosa "Rapsódia Espanhola", de Liszt.

Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/ nº, República, região central, tel. 3222-8698). 1.580 lugares. Seg. (dia 15): 20h30. Ingr.: R$ 200 (p/ estudantes: R$ 100). Ingr. p/ tel. 6846-6000.A D T
Capa

Exposições

A Pinacoteca abre mostra que reúne obras do dadaísta alemão Kurt Schwitters

Shows

O norte-americano Akon mostra rimas politicamente incorretas no Via Funchal

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.