Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 3 A 9 DE AGOSTO DE 2007

 

fale com o guia @

ESPECIAL

Wu: The Story of The Wu Tang Clan

Documentário retrata ascensão e queda de coletivo

Claudio Szynkier

O título do documentário "Wu: The Story of The Wu Tang Clan" remete à cartilha de biografias de Hollywood e dos programas de TV que mergulham na vida conturbada de polêmicas cele-bridades. E é por aí que envereda o filme dirigido por Gerald Barclay.

O tema é a trajetória de um dos maiores coletivos de hip hop de todos os tempos: o Wu Tang Clan, criado em 1993 com uma proposta agressiva e pontuada por referências aos filmes de artes marciais asiáticos da década de 70 -o que acabava casando com o imaginário periférico de Nova York do qual brotou o grupo, que partiu dos guetos para o estrelato com o álbum "36 Chambers", de 93. Ganhou também respeito artístico com DJs e MCs como o grande RZA, reduziu a presença de samples (pedaços e residuos de sons de outros autores) nas músicas e apostou em linhas instrumentais próprias para acompanhar os versos.

O longa, no entanto, mira, com registros de arquivo e depoimentos, passagens mais mundanas, como cenas de comoção pública em shows, entusiasmo quase arrogante dos integrantes e decadência do coletivo, costuradas com recursos de edição próprios de filmes de ação ou drama. Um dos momentos marcantes é a reconstituição, com ima-gens da época, da morte do rapper Ol' Dirty Bastard, em 2004, que teve um colapso em pleno estúdio do Clan. O conjunto, desde então, está sem gravar, embora seus integrantes estejam todos engajados em variados projetos. [CS]

2ª MOSTRA DE FILMES HIP HOP DE SP

Cinesesc

HOJE, DIA 3


BIGGIE SMALLS: BIGGER THAN LIFE
Idem, EUA, 2007. Direção: Peter Spirer. 90 min.
Do mesmo diretor de "Black and Blue", o documentário rende um tributo ao ícone do rap nova-iorquino Notorious B.I.G., morto há uma década, em seu topo e no auge da rivalidade comportamental e estética entre rappers das Costas Leste e Oeste dos EUA. A câmera busca esquadrinhar a vida de B.I.G. como MC e homem de família.
17h.

BLACK AND BLUE: LEGENDS OF THE HIP HOP COP
Idem, EUA, 2006. Direção: Peter Spirer. 90 min.
O longa desenvolve a premissa de que os artistas do primeiro escalão do rap são alvo de rigorosas iniciativas policiais. Nomes de peso, como Jay-Z, Nas e Snoop Dogg, são mostrados seguidos, interrogados e monitorados exemplarmente pela polícia de Nova York. O filme, entre outras curiosidades, mostra um detetive aposentado que revela que criou pessoalmente uma unidade dedicada ao rap após o assassinato de Notorious B.I.G., em 1997.
19h.

BLACKOUT
Idem, EUA, 2007. Direção: Jerry Lamothe. 95 min.
O longa recupera o "blackout" que ocorreu no verão de 2003 em Nova York, e vai a um pedaço remoto do Brooklyn documentar histórias que passaram longe do olhar da mídia naquele episódio. Destaque para a presença de atores como Jeffrey Wright (de "Syriana", "Ali" e "Shaft") e Melvin Van Peebles, o mestre do cinema "blaxploitation". Na sessão de hoje (dia 3), o diretor Jerry Lamothe marca presença na exibição.
21h.

AMANHÃ, DIA 4

BEAT KINGS

Idem, EUA, 2007. Direção: Ray Stewart. 90 min.
O documentário registra depoimentos de produtores de hip hop, narrando a história do processo de criação e evolução dos "beats", desde os tempos de Afrika Bambaataa e Marley Marl até a atualidade, com virtuoses como Kanye West e Pete Rock. Invade estúdios de hip hop e extrai detalhes a respeito do equipamento, aprendizado e histórico de cada um dos bambas desse movimento cultural.
17h.

WU: THE STORY OF THE WU TANG CLAN
Idem, EUA, 2007. Direção: Gerald Barclay. 90 min.
Com imagens de arquivo e entrevistas, o documentário focaliza a trajetória conturbada do coletivo de hip hop nova-iorquino Wu Tang Clan, que saiu de conjuntos habitacionais pobres em Nova York para o estrelato no cenário rap.
19h.

JUST FOR KICKS
Idem, EUA, 2003. Direção: Thibaut De Longeville
e Lisa Leone. 80 min.
O documentário, em ângulos que lembram às vezes os utilizados na propaganda de moda, envereda pelo curioso tema da fixação da cultura hip hop e de seus seguidores pelos tênis. Artistas, colecionadores e empresários, nas ruas de grandes cidades ou em salas decoradas com diversos tipos de modelo, discursam sobre o acessório e sua importância estética.
21h.

DOMINGO, DIA 5

FARPAS, PREGOS, NUVENS, ORAÇÕES

Brasil, 2007. Direção: Cássio Bossert. 50 min.
O média retrata o cotidiano, com imagens de gravações, turnês e bastidores, do grupo de rap alternativo Mzuri Sana. Será apresentado também o curta "Minha Área", sobre a vida de dois rappers cariocas, Aori e Macarrão.
17h.

STREET PROPHETZ
Idem, EUA, 2003. Direção: Martelli Brothers. 67 min.
O filme entrelaça depoimentos a respeito de diversas culturas de rua, dando voz a grafi-teiros lendários (como Doze Green, Zephyr e Mear One), MCs (o duo Little Brother, Afu-Ra e Bahamadia), DJs (Roc Raida, Green Lantern e Rob Swift) e skatistas (Zoo York Crew, Harold Hunter e Brandon Turner).
19h.

ROCK FRESH
Idem, EUA, 2004.
Direção: Danny Lee. 81 min.
Em andanças por estúdios e ruas, o filme radio-grafa, embalado pelo hip hop, a evolução criativa e a expansão popular da arte do grafite, além de mostrar as dificuldades de grafiteiros veteranos.
21h.

SEGUNDA, DIA 6

BLACKOUT

17h.

WU: THE STORY OF THE WU TANG CLAN
19h.

ROTAÇÃO 33 - FITA MIXADA
Brasil, 2007. Direção: 13 Produções. 65 min.
O filme disseca a criação de KL Jay, DJ dos Racionais MC's, uma "mixtape", chamada "Rotação 33", gravada ao vivo e em estúdio, apenas com faixas de vinis de rap nacional. Também serão exibidos os curtas "Hip Hop SP", um dos primeiros registros da cena hip hop no Brasil, e "Onde São Paulo Acaba", sobre a violência na região sul da cidade.
21h.

TERÇA, DIA 7

BLACK AND BLUE: LEGENDS OF THE HIP HOP COP

17h.

JUST FOR KICKS
19h.

BEAT KINGS
21h.

QUARTA, DIA 8

FARPAS, PREGOS, NUVENS, ORAÇÕES

17h.

STREET PROPHETZ
19h.

BEAT KINGS
21h.

QUINTA, DIA 9

ROCK FRESH

17h.

ROTAÇÃO 33 - FITA MIXADA
19h.

JUST FOR KICKS
21h.
Capa

Criança

Os grupos Circo de Bonecos, Fraternal Cia. Artes e Malas-Artes e Circo Vox esquentam a temporada de teatro infantil

Shows

A banda pós-punk New Model Army se apresenta em duas datas na Barra Funda

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.