Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 08 A 14 DE FEVEREIRO DE 2008

 

fale com o guia @

RESTAURANTES

Shaya

Japonês moderno ganha morada na rua Amauri

Josimar Melo

Ambiente da nova casa no Jardim Europa, com clima badalado e decoração ousada R esumindo, o novo restaurante Shaya, inaugurado em janeiro pelos empresários Marcus Buaiz e Felipe Faria, é um lugar onde se pode comer um bom sushi. Não que isso seja a única razão para ter se tornado tão badalado pelos jovens ricos da cidade em tão pouco tempo. Para isso, contribuem a localização, a rua Amauri, e o fato de que ali também muita coisa parece especial.

A começar pela arquitetura bela e clean, assinada por Marcelo Rosenbaum, com detalhes interessantes: uma parede de escamas, outra revestida de garrafas de saquê e um outro lado ornado por um enorme peixe pirografado. A cozinha também traz um toque moderno, embora nada que já não se veja em outros restaurantes japoneses antenados.

Sob o comando do sushiman Billy Tatsushi (antes responsável pelo balcão de sushis do empório Santa Maria) são oferecidos temakis bem construídos, com alga seca e crocante, e sushis de peixes variados (como carapau, cavalinha e atum selado com foie gras), alguns com molhos delicados e grãos de flor de sal. Os peixes são espessos e cortados com precisão, agradáveis, apesar do arroz frio.

Fora dos pratos tradicionais, há variações como uma estranha entrada de tempura de legumes cortados finos e camarão, todos misturados numa maçaroca molenga e acompanhados de molho insípido, sem doçura nem acidez. Mas há outras opções, como carpaccio de robalo com gelatina de ponzu (um molho cítrico) e um prato de salmão marinado no misso com purê de batatas, shimeji e azeite de trufas (peixe além do ponto, mas saboroso). Tudo regado a uma carta com diferentes saquês e ainda uma razoável oferta de vinhos.

* R. Amauri, 282, Jardim Europa, tel. 3079-5022. 80 lugares. Ter. a qui.: 12h às 15h e 19h à 1h. Sex.: 12h às 15h e 19h às 2h. Sáb.: 12h às 16h e 19h às 2h. Dom.: 12h às 16h e 19h às 24h. CC: AE, D, M e V. Valet (R$ 12). $$$$A C R
Capa

Shows

A cantora Paula Lima mescla soul, funk e samba-rock no Bourbon

Teatro

Versão nacional de "Aída", de Elton John e Tim Rice, estréia no Cultura Artística

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.