Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 DE JUNHO DE 2009

 

fale com o guia @

TEATRO

As Troianas - Vozes da Guerra

Montagem privilegia apreensão sensorial

Natalia Engler

Em "As Troianas - Vozes da Guerra", que estreia hoje (dia 12), no Sesc Paulista, Zé Henrique de Paula transpõe para os campos de concentração nazistas a tragédia grega de Eurípedes. Na adaptação, o Núcleo Experimental lê em outra chave o período que sucedeu a Guerra de Troia e o destino das mulheres vencidas.

"A questão da eugenia na constituição do pensamento nacional-socialista tem muito em comum com os ideais greco-romanos", afirma o diretor.

O grupo procurou preservar as ideias do dramaturgo, em especial as oposições entre feminino e masculino e vencedores e vencidos.

Essa escolha condicionou al gumas opções formais: na montagem, as personagens femininas se expressam somente por meio de canções populares de povos que sofreram com guerras ou exílio, nas línguas originais.

Zé Henrique também radicaliza pesquisas anteriores ao eliminar qualquer texto em português. "É um espetáculo mais sensorial do que racional. No fim das contas, o que Eurípedes queria dizer é que não há justificativa para a guerra", conclui.

Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista - espaço 3º andar - av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3179-3700. 40 lugares. Sex. a dom.: 20h. Até 12/7. 75 min. Não recomendado para menores de 16 anos. Ingr.: R$ 5 a R$ 20. Ingressos esgotados até 14/6 . a d
Capa

Passeios

Roteiro seleciona festas juninas em clubes, igrejas e unidades do Sesc

Shows

Caetano Veloso traz ao Credicard Hall a turnê "Zii e Zie"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.