Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 24 A 30 DE JUNHO DE 2011

 

fale com o guia @

TEATRO

ESTREIA Cruel

Texto de Strindberg ganha adaptação de Andreato

Gustavo Fioratti

Poucos meses após ser encenada pelo grupo Tapa, "Os Credores", do sueco August Strindberg, ganha nova montagem, agora em horário alternativo (às segundas e terças) e com os globais Reynaldo Gianecchini e Erik Marmo -além de Maria Manoella- no elenco.

A peça, que estreia no teatro Faap, também ganha outro nome. Foi rebatizada por seu diretor, Elias Andreato, com o título "Cruel", muito embora a adaptação se restrinja a cortes. Segundo Andreato, a palavra "cruel" facilita uma possível síntese sobre a situação que envolve os três personagens do texto.

O espetáculo se passa em um único ambiente (um hotel) e põe em confronto dois homens e uma mulher, que vivem uma espécie de jogo de manipulações psicológicas -sempre com apenas dois personagens em cena. A crueldade está no sadismo que entrecorta as relações de amor e posse.

Diferentemente da leitura proposta pelo Tapa, essa versão opta por figurinos e por um cenário (todos assinados por Fábio Namatame) de época. Retorna ao fim do século 19 e, portanto, a um período em que a mulher representava o sexo frágil. Ou aparentemente frágil, como revela "Cruel".

Faap - teatro - r. Alagoas, 903, Higienópolis, região central, tel. 3662-7233. 400 lugares. Seg. e ter.: 21h. Até 4/10. 70 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Ingr.: R$ 40. a d i t

Capa

Cinema

Animação "Carros 2" estreia hoje com sessões em 3D

Teatro

"Cruel" entra em cartaz com o ator Reynaldo Gianecchini

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.