Descrição de chapéu Eleições 2018

Time entrevista, mas vê Bolsonaro como 'amante de ditadura'

'Trump pode ser politicamente incorreto, mas Bolsonaro vai muito, muito além', diz revista

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

No Twitter de Bolsonaro, antes da publicação, a entrevista ao jornalista da Time

Na segunda (20), Jair Bolsonaro tuitou foto (acima) em que era entrevistado por Matt Sandy para a revista Time e escreveu que avisaria da data de publicação.

Nesta quinta (23), Matt Sandy tuitou o link para a reportagem e escreveu: “Bolsonaro, o autocrata amante de ditadura que pode ser o próximo presidente do Brasil”. No título da reportagem, “Bolsonaro ama Trump, odeia gays e admira autocratas”. No texto, o jornalista descreve:

“Trump pode ser politicamente incorreto, mas Bolsonaro vai muito, muito além. Só nesta entrevista, ele defende a possibilidade de violência desenfreada do Estado; iguala a homossexualidade à pedofilia; e apoia o ditador chileno Augusto Pinochet, cujos capangas estupravam mulheres com cães, assim como o presidente filipino Rodrigo Duterte, que se gaba de matar suspeitos de crimes pessoalmente.”

Numa das poucas declarações reproduzidas pela revista, Bolsonaro renega promessas, como fechar o Congresso se eleito presidente. “As pessoas evoluem”, diz. “Eu não sou um troglodita.”

A revista ouve de Anthony Pereira, do King’s College de Londres: “Uma coisa é os EUA terem um presidente pária. Seria outra para o Brasil. Este é provavelmente um dos maiores testes que a democracia brasileira já enfrentou”.

‘RISING STAR’

No título da agência France Presse, por jornais como Le Figaro, “Lula sobe ainda mais”. No da Reuters, por New York Times e outros, “Estrela de Lula em ascensão choca mercados”. No Datafolha, diz a agência britânica, “o candidato de centro-direita favorito dos empresários, Geraldo Alckmin, continuou emperrado em um dígito”.

No jornal financeiro Les Échos, ‘Na prisão, Lula continua dando as cartas’

TERROR

A intenção de voto no Brasil assustou os jornais financeiros. O francês Les Échos (acima), destacando que o petista “continua dando as cartas”, anotou que “o resto, inclusive os candidatos próximos da comunidade empresarial, está muito longe. Até o candidato conservador do PSDB tem dificuldade para decolar”.

No Financial Times, “Apoio crescente para Lula da Silva aterroriza os mercados”.

MENSAGEM DOS EUA

NYT e Wall Street Journal noticiaram a condenação do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, a quatro anos de prisão por uma juíza de Nova York. Ela disse que quis “enviar uma mensagem de dissuasão”.

Na CNBC, o suco de laranja do Brasil usa ‘sistema moderno de escravidão’

BRASIL ‘ROUBOU’ FLÓRIDA

No canal financeiro americano CNBC, destacado no pró-republicano Drudge Report, “Como o Brasil roubou a produção de suco de laranja da Flórida”. A reportagem diz que, segundo relatório, a produção brasileira usa “sistema moderno de escravidão”. E lembra que Trump vem impondo tarifas de importação contra produtos importados de outros países.

Relacionadas