Gestão Doria cede e faz novo ajuste em regras para a Uber e outros aplicativos

Crédito: Andre Penner-31.out.17/Associated Press Motoristas protestam, em outubro, contra regulação da Prefeitura de São Paulo que restringe atividade

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

A Prefeitura de São Paulo negociou com motoristas de aplicativos nesta terça-feira (9) mais uma brecha nas novas regras para o setor. A norma que antes vetava carros de aplicativos na cidade com mais de cinco anos foi flexibilizada e agora permitirá que os veículos do serviço tenham até sete anos.

Motoristas dizem, porém, que continuarão pressionando por uma limite ainda maior de anos.

Leia perguntas e respostas sobre novas regras para apps de transportes em SP

A flexibilização para sete anos só ocorrerá para os motoristas cadastrados nos aplicativos até julho de 2017, mês em que foram publicadas as regras que passarão a valer a partir desta quarta-feira (10). Para todos os motoristas cadastrados a partir de então, vale o limite de cinco anos de fabricação dos veículos.

Desde a última semana, motoristas e os próprios aplicativos aumentaram campanha para relaxar o texto original. Pelas novas regras, motoristas terão que fazer cursos preparatórios, obedecer regras de etiqueta e até de vestimenta e submeter seus veículos a uma inspeção nos aplicativos em que trabalham.

Na última semana, a pressão sobre a prefeitura já havia surtido efeito e a gestão passou a autorizar que o curso preparatório dos motoristas fosse inteiramente virtual (antes, parte dele deveria ser presencial). Além disso, a prefeitura estendeu o prazo para que os aplicativos inspecionassem a condição de segurança e higiene dos veículos.

A flexibilização sobre a idade dos carros, decidida nesta terça foi tomada após uma reunião entre representantes dos motoristas da categoria e o chefe de gabinete de João Doria, Wilson Pedroso, o secretário adjunto de transportes Irineu Gnecco Filho e o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Matias.

Os motoristas chegaram a pedir que a idade máxima dos carros fosse estendida até dez anos, como ocorre com táxis e vans escolares. A prefeitura, porém, sustenta que estes veículos há anos já passam por uma inspeção muito mais rigorosa do que a exigida dos veículos de aplicativos. Os motoristas presentes à reunião dizem que continuarão pressionando para que sejam permitidos carros com mais de sete anos.

Outro ponto que a prefeitura permitiu foi a adoção de um identificação visual removível dos aplicativos para os quais o veículo trabalha. Motoristas reclamaram para a prefeitura que, por questões de segurança, preferiam trabalhar em locais perigosos da cidade sem a identificação de seus aplicativos. A prefeitura então autorizou que essa sinalização possa ser removível, com o uso de uma pequena placa fixada com ventosa no para-brisa, por exemplo.

Relacionadas