Descrição de chapéu Obituário Walter Oliveira Alves (1952 - 2018)

Mortes: Laborioso educador do espiritismo no interior de SP

Homem de palavra, prezava pela integridade e doou direitos autorais

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Paulo Gomes
São Paulo

Quando Walter foi se casar com Nelcy, ele espírita e ela católica, a moça quis que fosse na igreja. Ele concordou, e foram fazer o curso para noivos. O padre explicou que Walter teria que jurar educar os filhos na religião católica. Nada feito.

O sacerdote então disse que o juramento era protocolar, não precisava ser cumprido à risca. Piorou. "Ele era muito correto, jamais iria jurar algo que não iria fazer", conta, justamente, a filha. Acabaram casando em outro lugar.

Walter Oliveira Alves (1952-2018) - I.D.E. Instituto de Difusão Espírita/Divulgação

De Araras, no interior paulista, Walter formou-se em engenharia e trabalhou com construção, mas nunca teve amor por essa carreira. Um dia sonhou que estava trabalhando em uma escola e se sentia realizado.

Foi então fazer pedagogia e, desde então, passou a atuar na área educacional nas horas livres.
Trabalhando junto ao Instituto de Difusão Espírita, organizou cursos para evangelizadores e lançou sete livros —há mais um ainda não publicado. Abriu mão de qualquer renda da venda desse material, direcionando os direitos para instituições de caridade. Tratava a educação espírita como sua missão.

Sua ética era extremamente laboriosa. O computador não saía da mesa de jantar na sala da família, onde ele se sentava todas as noites para escrever. Os jantares, portanto, tinham de ocorrer na cozinha.

Devido a um câncer no intestino, conviveu com internações nos últimos meses, mas não gostava de hospital. No último dia 11, em casa pouco após receber alta, acordou a mulher durante a madrugada. "Nelcy". Levantou as mãos como se visse algo, e se foi. Deixa a mulher, com quem ficou 33 anos casado, os filhos Fernanda e Alexandre, e o irmão Rui.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​

​​

Relacionadas