Shopping tem tiroteio e suspeito baleado após ação de ladrões em SP

Roubo a joalheria ocorreu em centro comercial da zona oeste da capital

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Fabrício Lobel
São Paulo

Um assalto a uma joalheria no início da noite deste domingo (29) resultou em tiroteio, correria e pânico de clientes e funcionários no Raposo Shopping, na zona oeste de São Paulo.

Um homem de 26 anos suspeito de integrar a quadrilha responsável pelo ataque foi baleado —os demais conseguiram fugir. Segundo a Polícia Militar, a invasão do centro comercial foi feita por um grupo de oito homens armados, que renderam funcionários para roubar uma loja da Casa das Alianças.

Fachada do Raposo Shopping na noite deste domingo (29), que foi fechado após assalto - Fabrício Lobel/Folhapress

Os assaltantes, flagrados por câmeras de segurança do shopping, foram agressivos ao abordar os funcionários e passaram a dar chutes e socos nas vitrines da loja. Eles estavam com pistolas e revólveres, e um deles portava arma de maior porte —que a polícia suspeita ser uma espingarda calibre 12.

Após recolherem objetos expostos, os ladrões saíram e enfrentaram a reação de seguranças do shopping. Em meio ao tiroteio, frequentadores corriam e se escondiam em lojas.

Parte do público que estava no cinema achava que os bandidos estavam invadindo aquela área.

O auditor Thiago de Souza, 30, estava na sessão das 18h30, assistindo à estreia de "Vingadores: Guerra Infinita". O filme mal tinha começado, segundo Thiago, quando três meninas ​entraram dizendo que havia ocorrido tiros no shopping.

Ainda assim, a exibição seguiu normalmente por alguns minutos, até que pessoas da sala ao lado invadiram a sessão. “Achei que fosse um arrastão no cinema”, diz. Ele afirma que então as luzes foram acesas e o filme, interrompido.

Funcionários do cinema seguraram os presentes na sala por cerca de 40 minutos até que o tumulto passasse. “Os policiais entraram na sala em busca de suspeitos. Eles estavam com lanterna e apontavam pro nosso rosto”, conta Thiago.

O tenente da PM Murilo Pegoralo afirma que quando a polícia chegou havia a suspeita de que os assaltantes estivessem dentro do cinema, por isso entraram nas salas.  

Os frequentadores tiveram de ser revistados para deixar o cinema, que teve todas as suas sessões suspensas.

Pegoralo diz ainda que o grupo não parece ser especialista neste tipo de roubo, após análise das imagens do circuito interno de segurança. Os assaltantes quebraram os expositores, encheram sacolas e foram embora da loja, que fica próxima ao acesso principal do shopping.

O Raposo Shopping, localizado no km 14,5 da rodovia Raposo Tavares, foi esvaziado e teve o seu fechamento antecipado. A ocorrência foi registrada no 89º Distrito Policial. ​

Assaltos

Crimes dessa natureza têm ocorrido com certa regularidade nos shoppings. Em novembro, o Mooca Plaza Shopping, na zona leste, teve uma loja de celulares e uma lanchonete assaltados. O mesmo shopping teve ocorrência semelhante dois meses antes

Em maio, o shopping Villa-Lobos foi alvo de outro roubo à joalheria. Um suspeito que teria praticado outros dois assaltos a joalherias de shoppings foi preso.

Em janeiro de 2017, dois homens foram mortos pela PM durante perseguição após assalto num shopping de Osasco.

Relacionadas