Em Melbourne, Halep e Wozniacki brigam por 1º título de Grand Slam

Crédito: Greg Wood/AFP Simona Halep saca na vitória sobre Angelique Kerber pelas semifinais do Aberto da Austrália

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

A romena Simona Halep, líder do ranking mundial, e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, segunda colocada na classificação da WTA (Associação de Tênis Feminino), se classificaram nesta quinta-feira (25) para a final do Aberto da Austrália. Com isso, além do título de Grand Slam, inédito na carreira das duas, a vencedora ainda sairá como líder do ranking que será divulgado na próxima segunda-feira (29).

Nas semifinais do Grand Slam disputado em Melbourne, Halep, 26, derrotou a alemã Angelique Kerber, 16ª do mundo, em uma batalha de três sets, com parciais de 6/3, 4/6 e 9/7, depois de salvar dois match points.

No décimo game do terceiro set, Halep desperdiçou, durante o seu saque, duas chances de definir a partida em 6/4.

"Foi muito duro, ainda estou tremendo. Disputar duas partidas como esta, no mesmo torneio, não é fácil", declarou a tenista romena.

Na terceira rodada, Halep salvou três match points e derrotou a americana Lauren Davis por 15 a 13 no terceiro set, em uma maratona de mais três horas e 40 minutos de jogo. Apenas a terceira e decisiva parcial durou mais de duas horas e 20 minutos.

Se a romena voltou a sobreviver em uma maratona, Wozniacki teve mais facilidade para ir à final. Nesta quinta-feira, ela superou a belga Elise Mertens, 37ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-2).

A final, disputada na manhã deste sábado (27), será a oportunidade para as duas tenistas conquistarem pela primeira vez um torneio Grand Slam.

Cada uma disputou duas finais na carreira. Halep perdeu as finais de Roland Garros em 2014 e 2017, enquanto Wozniacki foi derrotada nas decisões do Aberto dos Estados Unidos em 2009 e 2014.

Crédito: Thomas Peter/Reuters Caroline Wozniacki comemora vitória sobre Elise Mertens nas semifinais do Aberto da Austrália

MASCULINO

Depois de vencer Rafael Nadal nas quartas do Aberto da Austrália, o croata Marin Cilic entrou em quadra como favorito na semifinal e não decepcionou. Com o controle do jogo desde o primeiro set, o cabeça de chave número seis derrotou a sensação britânica Kyle Edmund por 3 a 0, parciais de 6/2, 7/6 (7-4) e 6/2 e avançou para decisão em Melbourne.

Será a primeira decisão de Aberto da Austrália de Cilic, que antes tinha como principal resultado a semifinal de 2010. Campeão do Aberto dos Estados Unidos de 2014, o croata busca seu segundo título de Grand Slam. Ele ainda foi finalista de Wimbledon em 2017.

Na decisão, Cilic enfrentará o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o sul-coreano Hyeon Chung, que jogam na manhã de sexta-feira (26). Federer foi o algoz de Cilic na decisão de Wimbledon.

Para Kyle Edmund, o saldo em Melbourne é positivo. O tenista chegou ao primeiro Grand Slam do ano na 49ª colocação do ranking da ATP e dará um grande salto na atualização de segunda-feira. Além disso, o destaque no torneio o fez ganhar visibilidade e virar a nova sensação britânica da modalidade.

Relacionadas