Descrição de chapéu Copa do Mundo

Com Cássio e Fagner, Tite convoca lista da seleção brasileira para a Copa

Técnico do Brasil revelou os 23 jogadores que estarão na Rússia

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Sérgio Rangel
São Paulo e Rio de Janeiro

​O técnico Tite convocou na tarde desta segunda-feira (14) os 23 jogadores que representarão o Brasil na Copa do Mundo da Rússia, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho. Fagner e Danilo disputarão a vaga de titular da lateral direita, que pertencia ao lesionado Daniel Alves, do Paris Paris Saint-Germain.

O jogador de 35 anos sofreu uma lesão em um dos ligamentos do joelho na final da Copa da França, contra o Les Herbiers, no último dia 8. Ele será submetido a uma cirurgia. O tempo de recuperação é de cerca de seis meses.

"Hoje a vantagem é de Danilo. Fagner está em recuperação agora, mas vai estar em condições normais", diz o treinador sobre a disputa aberta entre o atleta do Manchester City e o do Corinthians pela titularidade na lateral direita.

Entre os convocados também estão o goleiro Cássio, do Corinthians, e o atacante Taison, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

"Nossa equipe tem a característica de explorar a troca de ritmo, de alternância, triangulação. Ele é versátil, joga por dentro ou por fora. Associamos a versatilidade do Coutinho à do Taison", explica Tite.

O zagueiro Geromel, do Grêmio, superou Rodrigo Caio, do São Paulo, e Gil, do Shandong Luneng (China), na disputa por uma vaga entre os defensores convocados.

"Humanamente acontece [injustiça]. Se eu pegasse todos os técnicos brasileiros, não haveria um consenso na convocação. Concordar com minha ideia ou não é humano. As escolhas são de cada um. As minhas vão acontecer com injustiças, pois acontecem opiniões diferentes", diz Tite para justificar ausências em sua convocação.

Maior estrela da seleção, Neymar está confirmado entre os 23 convocados. O atacante sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito no clássico contra o Olympique, pelo Campeonato Francês, no dia 25 de fevereiro.

Recuperado de cirurgia no local, o camisa 10 da seleção brasileira foi liberado para voltar a treinar no último sábado (12). Pelo planejamento da comissão técnica, o ex-santista estará pronto para participar do primeiro amistoso do Brasil na reta final de preparação para a Copa da Rússia, contra a Croácia, no próximo dia 3, em Liverpool, na Inglaterra.

A seleção faz um segundo amistoso em 10 de junho, em Viena, na Áustria, contra os donos da casa.

O técnico Tite durante convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Rússia - Ricardo Moraes/Reuters
Desde sua primeira convocação, em 22 de agosto de 2016, Tite testou 64 jogadores. No início desta tarde, o treinador divulgou os 23 convocados para o Mundial na Rússia. À Fifa, a comissão técnica brasileira envia nesta segunda uma lista com estes e mais 12 jogadores, que só serão divulgados se a CBF autorizar.
 
No entanto, o técnico afirmou em coletiva que há jogadores não convocados antes por ele entre os 12 adicionais na lista enviada à entidade máxima do futebol. Dedé, do Cruzeiro, é um deles, conta.
 
"Na lista de 35 tem atletas que nunca foram convocados. Vou falar de um que merece, que é o Dedé, do Cruzeiro. Ele merece. Todos os problemas que ele passou, no joelho. Após vários problemas, ele voltou em alta. Merece."
 
Tite também falou sobre o favoritismo da seleção brasileira no Mundial. "O Brasil é um dos favoritos, sim, pelo futebol apresentado, pela consistência da equipe, com transições rápidas. Cada um coloca sua verdade. Não se trata de ser humilde ou arrogante, mas de ver a verdade."
 
Os jogadores se apresentam em Teresópolis, no Rio, no próximo dia 21.
 
O Brasil está no Grupo E da Copa e faz sua estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça. Depois, pega a Costa Rica no dia 22, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou, dia 27.

Relacionadas