Morre, aos 96 anos, americana que inspirou personagem feminista

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

A americana Naomi Parker Fraley, identificada por pesquisadores como sendo a inspiração para a personagem Rosie the Riveter (Rosie, a rebitadeira), morreu neste sábado (20), em Longview, no Estado americano de Washington, aos 96 anos. A informação é do "New York Times".

Rosie virou ícone das mulheres trabalhadoras durante a Segunda Guerra Mundial e estampou o famoso cartaz com os dizeres "We Can Do It!", de J. Howard Miller. Hoje, ela é considerada um ícone do empoderamento feminino.

Crédito: AFP Photo / US National Archives Cartaz 'We Can Do It', da Segunda Guerra Mundial, com a personagem Rosie the Riveter

Ao longo do tempo, diversas mulheres foram identificadas como possíveis modelos para Rosie, mas um pesquisador da Universidade de Seton Hall identificou Fraley como sendo a verdadeira.

James J. Kingle publicou sua descoberta no jornal "Rhetoric & Public Affairs", afirmando que uma fotografia de Fraley havia sido a base para o conhecido pôster.

Fraley nasceu em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma. Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, ela passou a trabalhar na base naval de Alameda, na Califórnia, entre as mulheres pioneiras no trabalho de guerra.

Relacionadas