Descrição de chapéu Livros

Sexta edição da Feira Plana tem o tema 'Volta ao Nada'

Evento de publicações independentes acontece na Cinemateca Brasileira de sexta (23) a domingo (25)

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Quinta edição da Feira Plana, em 2017, que recebeu cerca de 18 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera - Francisco Costa/Divulgação

Um ano depois de adotar como tema o “Fim do Mundo”, a Feira Plana —que começa nesta sexta (23) e vai até domingo (25)— reflete sobre uma “Volta ao Nada”.


“Foi uma escolha pessoal de enxergar o que os festivais e feiras de livros incitam nas pessoas. É uma forma de repensar tudo que fizemos até agora, além do que fazemos e para quem fazemos”, afirma a curadora Bia Bittencourt. 


Neste ano foram convidados outros 20 curadores, com ideias para as palestras, exposições e atividades, presentes na feira. A programação também ficou mais diversa.


Na agenda, há a visita guiada à exposição “ANDA”, às 19h30 da sexta (23), que mostra uma construção e desconstrução gráfica. No sábado (24), às 14h30, há uma conversa com Christine Greiner sobre o esvaziamento da mente e da cultura japonesa. 


Ainda no sábado, outra palestra abordará o tema do anulamento do gênero com Amara Moira, Chico Fellitti e Claudia Nigro, às 14h30. 


No domingo (25) haverá debate sobre a circulação da arte em paralelo ao cenário institucional, à 13h30, com Claudio Bueno, Lorena Vicini e Thiago Carrapatoso.


O evento de publicações independentes e artes gráficas será na Cinemateca e, devido ao tamanho do espaço, terá 200 expositores, 20% a menos que em 2017 que foi na Bienal. 


A sexta edição mescla menores e maiores editoras. A exemplo da Todavia, considerada mais formal no sentido “mercadológico”. A mistura visa, para além do comércio das obras, a integração entre as editoras.
Bittencourt ressalta a importância da regularidade da presença das editoras, já que o objetivo é fomentar o segmento independente do setor.


A programação continua após o fim da feira, com cursos e oficinas até o dia 1º de abril. A íntegra está disponível no site feiraplana.org

 

FEIRA PLANA

QUANDO  sexta (23) a domingo (25), grátis
ONDE  Cinemateca Brasileira, lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, São Paulo

Relacionadas