Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz versão do balé 'Pulcinella', de Igor Stravinsky

Último volume da coleção chega às bancas no domingo (9)

Bailarinos da São Paulo Companhia de Dança apresentam "Pulcinella" no Theatro São Pedro - Heloisa Bortz/Divulgação

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Cristiane Martins
São Paulo

A saga do artista Pulcinella, um dos personagens mais famosos do teatro italiano, é tema do 30º e último volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (9).

O protagonista é capaz de despertar paixões e invejas ao seu redor, mas ele, astuto e inquieto, pensará em um plano para que todos saiam felizes.

A Coleção Folha apresenta uma versão adaptada do balé homônimo do compositor russo Igor Stravinsky, morto aos 88 anos em 1971.

Apresentado em 1920 em Paris, "Pulcinella" foi encomendado por Sergei Diaghilev (1872-1929), com quem Stravinsky formou uma das parcerias mais criativas da história da arte. O balé tem ainda figurino e cenários do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973).

Stravinsky modernizou a música, intercalando novas harmonias e ritmos em temas próprios sob inspiração do teatro popular italiano do século 18, marcado pelo humor e pela agitação.

A Coleção Folha oferece ainda atividades lúdicas e explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum do volume, com uma gravação do bailado executado pela Bournemouth Sinfonietta, sob regência de Stefan Sanderling.

Relacionadas