Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz lua de mel atípica de Robert Louis Stevenson em 'No Vale'

O 23º volume da coleção bilíngue chega às bancas no dia 9/9

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor escocês Robert Louis Stevenson, autor do conto 'No Vale' - Getty Images
São Paulo

"Não há terras estrangeiras. Só o viajante é estrangeiro", escreveu o escritor escocês Robert Louis Stevenson, autor da obra apresentada no 23º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura.

O conto "No Vale", de 1884, nasceu das lembranças do próprio Stevenson, que morreria dez anos depois.

O volume, que chegará às bancas em 9/9, traz uma narrativa em formato de livro de memórias, na qual o escritor retrata o contexto histórico da Califórnia do final do século 19 e dá uma noção do homem e de como ele enxergava o mundo naquela época.

Stevenson, que começou a viajar por causa de sua saúde, ao longo da narrativa faz uma série de descrições da beleza natural da daquele lugar —fornecendo um capítulo inteiro sobre o assunto—, descrições das casas e da região vinícola do Condado de Napa.

A história conta uma lua de mel atípica dele, vivida com a noiva em uma montanha acima de Calistoga.

O casal explorou por dois meses a região, cenário do conto que também passa pela vida de chineses e judeus daquela época, a relação de povos de diferentes culturas.

Aborda, assim, temas como intolerância e empreendedorismo, no caso, uma indústria de viticultura local.

A Coleção Folha apresenta o conto de Stevenson em edição bilíngue, com versões lado ao lado para facilitar a leitura e a consulta do estudante de língua inglesa.

Serve de porta de entrada para a obra dele, que inclui sucessos como "A Ilha do Tesouro", de 1883, e "O Médico e o Monstro", de 1886, sua obra mais famosa, na qual separa no indivíduo o bem do mal, a alma do corpo.

As edições bilíngues permitem comparar o texto original com sua tradução —além de uma plataforma digital com o áudio em inglês de cada obra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.