Descrição de chapéu
Cinema

'Culpa' usa os sons para criar um thriller sensorial

Longa é o representante da Dinamarca na lista semifinal de candidatos ao Oscar de filme estrangeiro

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

CÁSSIO STARLING CARLOS

Culpa

Avaliação: Ótimo
  • Classificação: 12 anos
  • Elenco: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Johan Olsen
  • Produção: Dinamarca, 2018
  • Direção: Gustav Möller

Quando assistimos a um filme ficamos tão condicionados pela visão que costumamos dar pouca atenção ao papel da audição nessa experiência. 

“Culpa” surpreende, em primeiro lugar, pelo modo como privilegia a camada sonora para construir um thriller sensorial.

O longa de estreia do sueco Gustav Möller, representante da Dinamarca na lista semifinal de candidatos ao Oscar de filme estrangeiro, desenvolve, num ritmo de tirar o fôlego, um motivo tradicional do cinema de suspense.

De um lado, está um policial do serviço de emergência; do outro, uma mulher em situação de risco pede socorro pelo celular.

A partir dessa base ficcional que não surpreende pela originalidade, “Culpa” constrói um relato que se fortalece a partir de restrições. Essa ideia de limite aparece desde a primeira imagem, um plano de detalhe em que só identificamos um fone de ouvido. A abertura gradual até enquadrar o rosto de Asger, o policial, revela o campo da percepção ao qual teremos acesso.

Por causa de alguma falta profissional, Asger foi deslocado para trabalhar no serviço de emergência. O teor rotineiro das primeiras chamadas contrasta com a ansiedade que ele manifesta em relação ao julgamento marcado para o dia seguinte.

A ligação de Iben, a refém, replica a situação do policial, pois ambos estão restritos do ponto de vista físico e sensorial, o que fortalece o vínculo entre eles. O não visto equivale ao não sabido que define os dois personagens e que nos atrairá para as armadilhas do roteiro de suspense preciso.

No campo visual, só temos acesso ao espaço de trabalho de Asger, composto por telefones, monitores e alguns colegas ao fundo. Vemos suas reações e, no máximo, o que ele pode visualizar nas telas.

A intensidade da ação, por sua vez, ocorre fora dali, mas é quase toda dada no campo sonoro, nos diálogos e nos ruídos ambientes que escutamos nas ligações telefônicas.

Essa textura, que costuma ser secundária no audiovisual tradicional, torna-se prioritária. Desse modo, o imaginário acede a outra dimensão, já que a ação e a tensão se fortalecem pelo que quase nunca vemos, a não ser nas reações emocionais de Asger reveladas pela interpretação contida de Jakob Cedergren .

O que poderia ser valorizado por virtuosismo técnico ou teórico extrapola esses limites graças a um roteiro que não trata mecanicamente a progressão dramática.

Além de fazer avançar a ação e intensificar os momentos de crise, o suspense fortalece o peso moral que corrói os personagens, uma característica da ficção nórdica.

A conjunção dessas boas e bem resolvidas ideias torna “Culpa” uma surpresa neste fim de ano e põe no radar o nome de um realizador que, em vez de só fazer filme, também faz cinema.

Relacionadas