Economista do Banco Mundial estreia coluna quinzenal no site da Folha

Proposta é discutir política econômica no Brasil partindo da experiência internacional

Antonio Nucifora, economista-chefe para o Brasil do Banco Mundial - Divulgação

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

Antonio Nucifora, 47, economista-chefe para o Brasil do Banco Mundial desde 2015, passa a assinar uma coluna quinzenal no site da Folha a partir desta terça-feira (8).

Segundo o economista italiano, a ideia é discutir política econômica no Brasil partindo da experiência internacional. "Algo mais técnico e menos opinativo", diz Nucifora, que tem doutorado pela Universidade de Oxford e graduação e mestrado pela LSE (London School of Economics).

Para ele, a questão fiscal é o principal desafio do Brasil hoje. A solução passa por escolhas que envolvem subir receitas--taxando mais a renda-- ou reduzir gastos, como salários.

"É preciso decidir quem vai pagar a conta", diz.

Nucifora diz que o Estado brasileiro representa cerca de 40% do PIB, algo similar ao observado em países como a França ou a Itália. Nesses, o estado consegue reduzir as desigualdades em um terço, enquanto no Brasil isso fica em um quinto. "Há espaço para melhorar muito a tributação", diz.

No Banco Mundial, o economista passou por Tunísia e Moçambique. Ao ser questionado se acreditava que a experiência brasileira difere muito das outras, respondeu: "O Brasil não é para principiantes".

Relacionadas