Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Paralisação impulsiona venda de passagens de ônibus online

Startup aponta crescimento de 30% nas vendas desde a semana passada

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Filipe Oliveira
São Paulo

A startup Guichê Virtual registrou um aumento de 30% na compra online de passagens de ônibus para viagens desde a última quarta-feira (23).

O movimento, segundo avaliação do sócio da empresa, Thiago Carvalho, é reflexo da paralisação dos caminhoneiros e da escassez de combustível que ela gerou.

"Nossa hipótese é que o pessoal que viajava muito de carro procurou outro meio de viajar para ter mais segurança de que não ficaria sem gasolina."

Carvalho diz que já era esperado um aumento de vendas para esta semana, em consequência do feriado de Corpus Christi, mas a aceleração da busca por passagens na semana anterior surpreendeu a empresa: "Foi como se tivéssemos duas semanas de feriado seguidas".

Ele diz que algumas empresas de ônibus diminuíram os horários de viagens oferecidos, com o objetivo de andar com os veículos mais cheios e economizar combustível. Por outro lado, poucas cancelaram rotas durante os [últimos dias.

A ClickBus, do mesmo setor, registrou aumento de 90% nas vendas online de passagens de ônibus para viagens neste feriado de Corpus Christi em comparação com o mesmo feriado do ano anterior. 

A companhia atribui o aumento ao crescimento do comércio online de passagens no período e a greve dos caminhões neste mês.

Por outro lado, a empresa, informa que o número de cancelamentos de passagens triplicou quando comparado com um período normal. 

O pico de pedidos de cancelamento foi no último final de semana (26 e 27 de maio), em consequência da dificuldade para passageiros obterem informações sobre possíveis cancelamentos e mudanças de horários das viagens rodoviárias.

Outra empresa, o BuscaOnibus, que permite encontrar passagens e comparar preços em diferentes companhias, indicou aumento de 20% nas consultas em seu site em consequência da greve.

Na última sexta-feira (25), foram mais de 250 mil acessos no site, segundo a companhia. 

A alta seguiu nos dias subsequentes: houve 51% de aumento entre o domingo (256 mil pesquisas) e a segunda (335 mil pesquisas).

Em nota, o Buscaônibus informa que mais de 50 empresas de ônibus tiveram cancelamentos e atrasos de viagens na última semana. Com isso, mais usuários procuraram a plataforma para confirmar se o horário de suas viagens estava mantido.

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