Venezuela suspende licença da Copa Airlines em retaliação ao Panamá

Na semana passada, país colocou Maduro e chavistas em lista de risco de lavagem de dinheiro

Homem leva suas bagagens pelo corredor do embarque internacional do aeroporto de Maiquetía, que serve Caracas; Copa Airlines tem licença suspensa pelo regime - Leo Ramirez - 3.abr.14/AFP

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

A Venezuela suspendeu nesta quinta-feira (5) por 90 dias a licença de funcionamento da Copa Airlines, praticamente a única companhia aérea comercial latino-americana que voava para o país. 

A medida é uma retaliação ao Panamá, que na semana passada incluiu o ditador Nicolás Maduro, outros 54 dirigentes chavistas e 16 empresas venezuelanas na lista de alto risco para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo de investidores do país centro-americano, considerado um paraíso fiscal.

Além da Copa, a medida de reciprocidade de Caracas atingiu o presidente panamenho, Juan Carlos Varela, 22 empresários e 46 empresas. Em nota, o regime justificou a suspensão como uma medida para proteger o sistema econômico e financeiro.

Horas depois, o Panamá convocou de volta seu embaixador em Caracas e pediu que a Venezuela faça o mesmo com seu representante na capital panamenha.

Até a publicação deste texto a Copa Airlines não havia confirmado a suspensão dos voos a Caracas e Maracaibo nem o que os passageiros com viagem marcada deverão fazer. A medida também deverá afetar a subsidiária de baixo custo Wingo, que voa de Caracas a Bogotá.

Nos últimos anos, as principais empresas aéreas do mundo deixaram de operar na Venezuela, principalmente devido ao controle cambiário que as impedia de repatriar os lucros com a venda das passagens aéreas.

Além das venezuelanas, ainda mantêm frequências American Airlines, Air France,, a portuguesa TAP, as espanholas Iberia e Air Europa e a estatal Cubana de Aviación e a Turkish Airlines —o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, é um dos aliados de Maduro.

O Brasil não tem voos diretos à Venezuela desde o ano passado, quando a venezuelana Avior cancelou sua frequência de Manaus (AM) a Barcelona (a 316 km a leste de Caracas). A Latam deixou o país em 2016 e a Gol, em 2015.

Relacionadas