Panamá põe Maduro e 54 chavistas em lista de risco para lavagem de dinheiro

Embora não seja proibição, medida deve dificultar transações financeiras no paraíso fiscal 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De camisa vermelha, Nicolás Maduro aparece falando em um microfone de mesa, com Tareck el-Aissami à sua esquerda, de camisa marrom; ambos estão sentados a uma mesa e são observados por outras pessoas do outro lado, que formam uma plateia e aparecem de costas; ao fundo dos dois, aparece no painel a inscrição "Lunes de Regiones" (segundas-feiras de regiões, em espanhol)
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e seu vice, Tareck el-Aissami, participam de reunião do conselho de ministros no Palácio de Miraflores, em Caracas - Palácio de Miraflores - 26.mar.2018/Reuters
Cidade do Panamá | Reuters e Associated Press

O governo do Panamá incluiu o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e outros 54 membros de seu regime na lista de alto risco para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo de investidores do país centro-americano.

Além de Maduro, figuram na relação Tarek William Saab, procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, e o número dois do chavismo, Diosdado Cabello.

Na decisão, anunciada na terça-feira (27) e cujos atingidos foram revelados na noite de quinta (29), o Ministério da Economia determina que as entidades e empresas redobrem os esforços para prevenir transações com eles.

O regime venezuelano não comentou a decisão. Embora não seja uma proibição, a medida deve dificultar operações dos chavistas no paraíso fiscal, como a criação de empresas offshore ou uso de contas de banco.

A decisão panamenha é anunciada após EUA, União Europeia, Canadá e Suíça aplicarem sanções econômicas contra os membros da ditadura devido à crise política, financeira e humanitária por que passa a Venezuela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.