Bolsonaro vai a 26% e quatro empatam em segundo lugar, diz Ibope

Segundo turno também apresenta empate nos quatro cenários simulados

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça (11) mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 26% das intenções de voto, e quatro candidatos tecnicamente empatados na disputa pelo segundo lugar —a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

É o primeiro levantamento do instituto após o ataque ao capitão reformado, na última quinta (6), durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Foram ouvidos 2.002 eleitores de 145 cidades nos dias 8, 9 e 10 de setembro.

 

Atrás de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11%, seguido por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 9%, e Fernando Haddad (PT), com 8%. Nesta terça, o ex-prefeito de São Paulo foi oficializado como candidato do PT ao Planalto no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No pelotão de baixo da disputa, os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 3% cada. Pela margem de erro, estão tecnicamente empatados com Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lucia (PSTU), que alcançaram 1%, e Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL), que não atingiram 1%.

Brancos e nulos somam 19%, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.

Na comparação com a última pesquisa feita pelo Ibope, em 5 de setembro, Bolsonaro subiu quatro pontos —aparecia com 22%—, enquanto Ciro oscilou um ponto para baixo, e Marina, três, foi de 12% para 9%. Já Haddad oscilou dois pontos para cima dentro da margem de erro e Alckmin registrou o mesmo índice do levantamento anterior.

O Ibope apontou ainda empates técnicos nas quatro simulações de segundo turno apresentadas, todas com Bolsonaro entre os candidatos. Ele alcançaria 37% nas disputas com Ciro (40%) e Alckmin (38%), 38% na disputa com Marina (também 38%), e 40% em um cenário com Haddad (36%).

Quanto à rejeição dos candidatos, Bolsonaro atinge 41%, seguido por Marina (24%), Haddad (23%), Alckmin (19%), Ciro (17%), Meirelles, Cabo Daciolo, Eymael , Boulos e Vera (todos com 11%), Amoêdo (10%), Alvaro Dias (9%) e João Goulart Filho (8%).

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR05221/2018.

Relacionadas