Amazon e Google reduzem preços de alto-falantes inteligentes

Crédito: Elaine Thompson/AP O dispositivo Echo, da Amazon, é apresentado durante evento da empresa em Seattle (EUA)

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

A Amazon e o Google, da holding Alphabet, deram tantos descontos nos preços de seus alto-falantes inteligentes, acionados por voz, na temporada de compras de fim de ano. Provavelmente perderam alguns dólares por unidade, em estratégia bem diferente da adotada pela Apple, que prepara o seu assistente HomePod, disseram analistas.

Ambas as companhias reduziram os preços da versão menor de seus dispositivos, o Amazon Echo Dot e o Google Home Mini, para US$ 29, ante US$ 50, na temporada de compras. As versões intermediárias custam um pouco mais que o dobro.

A Apple não conseguiu colocar à venda seu alto-falante HomePod por US$ 349 em 2017, conforme planejava, e disse que o dispositivo chegará ao mercado no começo de 2018.

A Apple planeja lucrar com o dispositivo e aumentar as vendas da assinatura do Apple Music por US$ 9,99 por mês, segundo analistas. A Siri, assistente de voz da Apple, provavelmente se concentrará em sugerir novas músicas.

Amazon e Google, enquanto isso, estão ansiosos em dar aos consumidores uma prova de seus respectivos assistentes digitais, o Alexa e o Google Assistant, a preços de compra por impulso, esperando conquistar clientes e lucrar mais tarde com as vendas de bens e dados sobre hábitos de compra.

O Home Mini e o Echo Dot não têm qualidade de som equivalente ao HomePod, mas os consumidores podem ver menos necessidade em ter um alto-falante superior e mais caro da Apple, se tiverem outras opções. Mesmo a versão intermediária da Amazon e do Google tiveram os preços reduzidos a US$ 79 durante as festas de fim de ano.

"Esse tipo de preço é ótimo para os consumidores e ruim para Apple", disse Paul Erickson, analista sênior da IHS Markit.

Alguns consumidores podem considerar um alto-falante de US$ 30 barato o suficiente para jogá-lo fora e não uma barreira para adquirir o dispositivo da Apple quando chegar.

A Amazon se recusou a comentar sobre os aparelhos Echo, mas disse em comunicado que vendeu milhões do seu Echo Dot durante a temporada de festas, tornando-o o produto o campeão de vendas no período em sua loja online.

O Google não divulgou números de vendas para o Home Mini, mas a porta-voz da Google Home, Nicol Addison, disse que a empresa está muito feliz com o desempenho. O Google disponibilizou os dispositivos para os compradores do seu novo smarthphone Pixel 2 e os ofereceu por US$ 29 nas lojas do Wal-Mart, Target e Best Buy.

A Amazon domina o mercado emergente para alto falantes inteligentes fora da China, seguida de perto pelo Google. As vendas dos aparelhos não são suficientes substancialmente para afetar os resultados financeiros das companhias.

Relacionadas