Ford compra startup de patinete elétrica de San Francisco
Segunda maior montadora dos EUA investirá US$ 200 milhões na Spin
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A Ford anunciou nesta quinta-feira (8) que vai se juntar ao crescente movimento de micromobilidade com a aquisição da Spin, uma empresa de aluguel de patinetes elétricos fundada há dois anos em San Francisco, na Califórnia.
A segunda maior montadora dos Estados Unidos, uma das primeiras a entrar no setor, investirá cerca de US$ 200 milhões (R$ 747,7 milhões) na Spin, segundo uma fonte a par do assunto.
O preço de aquisição é ofuscado pelos investimentos –e avaliações –na Lime e Bird, as líderes de mercado dos Estados Unidos em um setor que só começou a acelerar há cerca de oito meses atrás.
A Lime, fundada em 2017, recebeu mais de US$ 450 milhões (R$ 1,6 bilhão) em fundos, com uma avaliação de mais de US$ 4 bilhões (R$ 14,9 bilhões).
Seus investidores incluem a gigante do compartilhamento de transporte urbano por aplicativo Uber e a Alphabet. Já a Bird, também lançada em 2017, atraiu US$ 400 milhões (R$ 1,4 bilhão) em investimentos e é avaliada em US$ 2 bilhões (R$ 7,48 bilhões).
Em uma entrevista, Marcy Klevorn, presidente da unidade de mobilidade da Ford, disse que a aquisição da Spin "preenche uma lacuna em nosso portfólio de mobilidade", enquanto fornece transporte acessível nas cidades e nos campi universitários.
"Nossa estratégia geral é oferecer aos clientes uma escolha, seja comprar ou alugar (um veículo) ou pagar pelo uso", disse Klevorn. "Estamos tentando nos adaptar para aonde o mercado está indo –e os patinetes complementam isso."
A Spin e seus rivais seguem um modelo de negócios simples. Eles compram patinetes elétricas por US$ 100 (R$ 373) a US$ 300 (R$ 1,1 mil) cada, de fabricantes como a chinesa Ninebot, e os alugam por um período pequeno ou por curtas distâncias por meio de aplicativos de celular, normalmente a uma taxa fixa inicial de US$ 1 (R$ 3,74), mais US$ 0,15 (R$ 3,74) por minuto.
A Ford planeja expandir a Spin de 32 para mais de 100 cidades na América do Norte, nos próximos 18 meses, de acordo com Sundeep Madra, chefe da incubadora de startups da montadora, Ford X.