Conheça as tendências da gastronomia mundial para o próximo ano

Colunista da Folha, Alexandra Forbes traça um panorama da gastronomia neste ano e faz previsões para 2019. Confira.

Rubens Kato/Divulgação
Tangerina fresca, sorvete de milho verde, trigo sarraceno e caramelo de chocolate do Oteque
Tangerina fresca, sorvete de milho verde, trigo sarraceno e caramelo de chocolate do Oteque

2018

Rio, capital foodie
Apesar da crise, o Rio desabrochou como capital gastronômica. Aberto em fevereiro, o Oteque ascendeu ao pódio, dividindo a liderança com Lasai e Olympe. Roberta Sudbrack voltou à cena com o Sud, o Pássaro Verde. Multiplicam-se os bons e baratos, como as casas do franco-celeb Claude Troisgros : Chez Claude e Le Blond.

Política na cozinha
O ano ficará marcado pelo post no Instagram de Helena Rizzo, do Maní, mostrando o dedo do meio para o então candidato Bolsonaro -ela é uma entre os chefs que se posicionam politicamente. Mas nenhum chef mais do que José Andrés, crítico de Trump à frente de uma ONG que alimenta vítimas de desastres e que lhe rendeu indicação ao Nobel da Paz.

-

2019

Sustentabilidade é mainstream
De restaurantes sabidamente pró-sustentabilidade como Tuju e Corrutela, em São Paulo, e Naturalie, no Rio de Janeiro, já se espera que reaproveitem descartes, reciclem e usem ingredientes de hortas próprias ou próximas. No próximo ano, essa onda irá se alastrar. Medidas como proibição de canudos plásticos, compostagem de resíduos orgânicos, uso de lâmpadas LED e objetos reaprovei-tados no décor serão vistas como regra, não exceção. A cada semana, novos bares e restaurantes sobem no bonde da sustentabilidade. Canudos plásticos estão sendo banidos de cada vez mais luga-res (Four Seasons, Zena Caffé, bar Astor etc.). E o reaproveitamento de descartes, seja em pratos (cabeça de peixe, caules e raízes de legumes etc.), seja para fazer composto, promete virar hype.

Chefs estrearão na hotelaria
Historicamente, especialmente na França, sempre houve hotéis-restaurantes passados de geração para geração de famílias de grandes chefs (Bocuse, Pic etc.). Em 2019, veremos chefs sem tradição hoteleira estrearem no negócio. A mais esperada inauguração é a da Casa Casao, hospedaria moderna de luxo discreto criada no centro de Girona, na Catalunha, pelos irmãos Roca do El Celler de Can Roca. Tem o chocolate como tema. O italiano Massimo Bottura abrirá um hotelzinho de campo com sua mulher, Lara Gilmore, em Modena, cidade onde funciona sua Osteria Francescana. E avançam as obras do D.O.M. Hotel deAlex Atala, em São Paulo.

Alexandra Forbes é colunista da Folha.

Publicidade
Publicidade