BUSCA Miner



Índice | Próxima

Depois de tirar a Rede TV! do ar, funcionários exigem pagamento

FÁTIMA GIGLIOTTI 02/06/2000 23h31
BRUNO GARCEZ
da Folha de S. Paulo

Cerca de 50 funcionários da Rede TV! e ex-funcionários da TV Manchete invadiram à noite a torre onde fica o retransmissor da Rede TV!, no bairro do Sumaré, em São Paulo. Eles expulsaram seguranças, alteraram o sinal e colocaram mensagens de protesto contra a direção da emissora.

A Rede TV! exibiu, a partir das 20h50, apenas em São Paulo, a mensagem “SOS Manchete/Rede TV!”, gerada pelos manifestantes.

Outros quatro cartazes, que estavam pregados em uma parede do prédio ocupado, foram filmados com equipamento amador e exibidos por cerca de 20 minutos. “Trabalhadores, radialistas e jornalistas passando fome”, dizia outro cartaz, que tinha também a mensagem: “Amílcare Dallevo. Pague suas dívidas trabalhistas”.

Por volta das 22h, os invasores deixaram o prédio. Uma assembléia dos radialistas foi organizada no local. “Queremos que Dallevo assuma as dívidas trabalhistas da Manchete”, disse Nilton de Martins, coordenador do Sindicato dos Radialistas de São Paulo.

Segundo ele, o estopim que levou à invasão foi uma liminar impetrada por Amílcare Dallevo, proprietário da TV Ômega, razão social da Rede TV!.

A liminar teria impedido que ex-funcionários da Rede Manchete do Rio de Janeiro e de São Paulo participassem do “Mulheres”, da TV Gazeta. O mesmo programa já os havia recebido na segunda-feira.

Em protesto à decisão, um grupo desses mesmos funcionários decidiu ocupar a torre de retransmissão.

Outra reivindicação dos funcionários é que o Governo Federal e o Congresso Nacional, “responsáveis pela concessão pública de rádio e TV”, como escreveram em comunicado, obriguem o empresário Amílcare Dalevo a cumprir “todos os compromissos trabalhistas assumidos”.

Segundo o Sindicato dos Radialistas de São Paulo a dívida da TV Manchete com seus ex-funcionários é de R¹ 110 milhões.

Outro lado

Marcelo de Carvalho, sócio de Amílcare Dallevo na Rede TV!, disse à Folha que“a invasão dos baderneiros e bandidos é o último ato de uma corja que perdeu na Justiça em todas as instâncias, tendo sido a última, determinada por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”.

Segundo o empresário, “o tribunal cassou todas as liminares que determinavam sucessão entre Manchete e Rede TV!”. Ele afirma que “ficou estabelecido que a Rede TV! não é sucessora da Manchete, não deve R¹ 1 a quem quer que seja e não está um dia em atraso com seus compromissos”.

Carvalho disse ainda que a versão dos manifestantes de que a invasão foi motivada por liminar que impedia a participação em programa da TV Gazeta é “de um surrealismo absurdo”.

Depois de restabelecido o sinal da emissora, a Rede TV! transmitiu comunicado em que chamava os manifestantes de vândalos e desordeiros.

A Polícia Militar acompanhou a ação dos manifestantes por fora do edifício e não chegou a agir.

Colaborou o “Agora São Paulo”

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA