Anterior | Índice | Próxima

Cantores de música barroca se apresentam em frente à Fiesp

Agência Folha 05/04/98 10h43
De São Paulo

O calçadão em frente do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313) dá lugar neste domingo, às 12h, ao canto barroco ou Émúsica colonial brasileira», como prefere o maestro Vitor Gabriel, do Instituto de Artes da Unesp. Formado por 14 cantores, um organista, um fagoteiro e pelo maestro, o Brasilessentia Grupo Vocal apresenta três peças inéditas do cancioneiro compostas no século 18. As canções são executadas por meio de cantores, fagote, órgão e violoncelos.

Na época em que foram compostas, as músicas eram apresentadas, geralmente, em festividades religiosas e nasceram nos principais centros da economia brasileira daquela época: Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No repertório estão as peças "O Vos Omnes'', de André da Silva Gomes, "Iste Sanctus'', de José Gomes Veloso e "Lauda Sion'', de José Joaquim dos Santos, todas do século 18. As obras do cancioneiro barroco brasileiro foram catalogadas no arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Segundo Gabriel, o acervo foi organizado e está aberto ao público.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.