Índice | Próxima

Romance de Paule Constant ganha prêmio "Goncourt"

AP 09/11/98 12h44
De Paris

O prêmio Goncourt, o mais importante da literatura na França, foi concedido nesta segunda (9) a um romance que tem como cenário único a casa de uma professora universitária norte-americana, que participa de um encontro feminista sobre bruxas.

O livro da escritora Paule Constant "Confidence Pour Confidence" (Confidência por Confidência), publicado pela Gallimard, é um drama psicológico sobre uma personagem chamada Gloria Potter, uma acadêmica de estudos feministas. Constant é considerada uma das principais figuras literárias da França contemporânea.

O Goncourt é acompanhado de apenas 50 francos (cerca de 10 dólares), mas garante fama instantânea a seu ganhador e lucros apreciáveis para o escritor e sua editora. Constant, 53, vive em Aix-en-Provence, onde ensina literatura francesa a estudantes estrangeiros. "Confidence Pour Confidence" é seu oitavo livro.

Também nesta segunda, o prêmio Renaudot - dado a romance de estréia - foi para Dominique Bona por "Le Manuscrit de Port-Ebene" (O manuscrito de Port-Ebene), um romance que se passa na República Dominicana e publicado pela Grasset. O vencedor do Renaudot ganha um almoço grátis no ano que vem no Drouant, um restaurante luxuoso de Paris onde os vencedores são anunciados.

© Associated Press 1998



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.