Anterior | Índice | Próxima

FHC lamenta morte de Lúcio Costa em nota oficial

Agência Folha 13/06/98 16h28
De São Paulo

A assessoria da Presidência divulgou neste sábado uma declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a morte do arquiteto Lucio Costa. "O Brasil perde uma de suas maiores personalidades, que soube unir competência e arte, elevando o nome do nosso país. Sua obra-prima, a capital do Brasil, é hoje referência urbanística mundial e orgulho para todos os brasileiros. Eu o conheci pessoalmente e tinha por ele o mais alto respeito e admiração.''

Vários arquitetos também lamentaram a morte de Lúcio Costa. Paulo Mendes da Rocha salientou a importância da continuidade do seu trabalho. "Tanto Brasília como a Barra representam instalações humanas inovadoras, como se fossem um novo planeta. Essas manifestações comoveram o mundo todo. São noções de transformações da natureza para que o homem pudesse habitá-la», disse.

Maria de Assunção Ribeiro Franco, professora da Faculdade de Arquitetura da USP e do Mackenzie, enfatiza a modernidade de Costa. "Foi um arquiteto moderno, sensível às transformações da sociedade. Sua idade não o deixou cristalizado. Era um arquiteto completo no sentido de abranger todas as escalas da arquitetura.»


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.