Anterior | Índice

Nascido na França, Lucio Costa tinha 14 anos quando veio para o Brasil

Agência Folha 13/06/98 16h54
De São Paulo

O arquiteto Lucio Costa, que morreu hoje aos 96 anos, nasceu em 27 de fevereiro de 1902, em Toulon, na França. Filho do almirante Joaquim Ribeiro da Costa, estudou em na Royal Grammar School de Newcastle (Reino Unido) e no Collége National, em Montreux (Suíça), antes vir para o Brasil, em 1916.
No ano seguinte, entrou para o curso de arquitetura da (Enba) Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde se formou em 1924. Quatro anos depois, se casou com Julieta Guimarães.
Em 1930 Lucio Costa foi nomeado diretor da Enba, onde introduziu mudanças no sistema de ensino. No ano seguinte, reformulou o 38º Salão Nacional de Belas Artes, nomeando para o júri, entre outros, Manuel Bandeira e Anita Malfatti.
Em 1938, projetou, ao lado de Oscar Niemeyer, o pavilhão brasileiro da New York World's Fair. Em 1957, venceu o concurso para a elaboração do plano piloto de Brasília.
No ano de 1960, recebeu o título de professor "honoris causa» da universidade de Harvard (EUA). Quatro anos depois, foi chamado para chefiar a equipe que projetou a recuperação de Florença (Itália), afetada por uma inundação. Em 1969, iniciou a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca (Rio).


Anterior | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.