Anterior | Índice | Próxima

Projeto recupera documentos da então capitania São Paulo

Agência Folha 13/08/98 14h14
De São Paulo

A história de São Paulo na época colonial (1500-1822) deverá ser alvo de uma renovação nos próximos anos. Segundo alguns historiadores, será um dos efeitos de do lançamento, marcado para sexta-feira, do "Resgate de Documentação Histórica Relativa à Capitania de São Paulo''.

Trata-se de um esforço conjunto do Ministério da Cultura e de duas agências de fomento à pesquisa (a Fapesp e o CNPq). Como o nome sugere, ele se propõe a recuperar documentos sobre a antiga capitania de São Paulo.

Os documentos, em grande parte ainda não estudados, são do Arquivo Histórico Ultramarino, que fica em Lisboa, Portugal. A instituição existe desde o século 16 e reúne documentos históricos referentes às colônias portuguesas, entre as quais o Brasil.

O projeto começou há cerca de três anos. Seu objetivo é sistematizar, microfilmar e reproduzir em CD-ROM os cerca de 300 mil documentos sobre as capitanias hereditárias brasileiras na época da colônia guardados no Arquivo Ultramarino. Do total, cerca de 10 mil são sobre São Paulo.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.