BUSCA Miner



Índice | Próxima

'Eu Tu Eles' é aplaudido e resgata o Brasil em Cannes

AMIR LABAKI 15/05/2000 18h36
da Folha de S. Paulo, em Cannes

“Eu Tu Eles”, o segundo longa de Andrucha Waddington (“Gêmeas), resgata na terça-feira (16) a moral do cinema brasileiro em Cannes 2000.
Gilles Jacob despede-se da direção artística do evento com o equívoco histórico de ter escolhido para a competição deste ano o malogrado “Estorvo” de Ruy Guerra, relegando o muito superior filme de Waddington para a mostra paralela Um Certo Olhar.

A sessão para a imprensa do início da tarde desta segunda recebeu “Eu Tu Eles” com aplausos. O teste de público acontece na terça, em duas projeções, às 11h e 16h30 (6h e 11h30 no Brasil).

A reação deve ser positiva. “Eu Tu Eles” é uma delicada comédia familiar passada no sertão brasileiro. A história verídica que inspirou o roteiro de Elena Soárez passava-se no Ceará. O cenário do filme é o sertão baiano.

Um título alternativo poderia ser “Darlene e Seus Três Maridos”. Regina Casé interpreta a sertaneja que coleciona amantes e filhos sob o mesmo teto. A primeira criança nasce antes do casamento, em uma aventura antes da volta definitiva para o sertão.

O retorno leva-a a reencontrar um remediado solteirão local chamado Osias (Lima Duarte). Darlene chega para inaugurar-lhe a casa nova e completar-lhe a vida pacata. O arranjo logo revela-se pouco para ela.

Chegou na hora certa, para desfazer o mal-estar frente ao fracasso de crítica de “Estorvo”. Nos três júris de jornalistas das publicações diárias do festival, “Estorvo” ontem ocupava com folga a última posição.

O jornalista Amir Labaki está em Cannes a convite da organização do festival

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA