BUSCA Miner



Anterior | Índice | Próxima

Luiz Vilela abre série “O Escritor por Ele Mesmo” no IMS

da Folha de S.Paulo 16/05/2000 08h29
em São Paulo

O IMS (Instituto Moreira Salles) inaugura nesta terça-feira (16) a programação anual da série “O Escritor por Ele Mesmo”. O autor mineiro Luiz Vilela, 57, conversa com o público sobre a prática da escrita, ofício que lhe ocupa integralmente e que _como ele próprio define no folheto biográfico preparado para a série_ confunde-se, no seu caso, com um vaticínio: “Comecei a escrever aos 13 anos, por influência dos livros que eu lia, numa família em que todos liam muito e numa casa em que havia livros por toda a parte. Desde então, nunca mais parei nem quis fazer qualquer outra coisa que não fosse escrever”.

O sotaque do interior de Minas e a cadência vagarosa da leitura de Vilela podem ser conferidos no CD gravado especialmente para a série, em que o escritor lê trechos de suas obras.

Nascido em Ituiutaba (MG), Vilela formou-se em filosofia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Lançou seu primeiro livro, o volume de contos “Tremor de Terra” (edição do autor), em 1967. No ano seguinte, mudou-se para São Paulo, onde começou a trabalhar como jornalista.

Como romancista, estreou em 1971, com “Os Novos” (editora Bloch). Dois anos depois, recebeu o Prêmio Jabuti pelos contos de “O Fim de Tudo” (Estação Liberdade). É autor também de “O Violino e Outros Contos” (Ática) e do romance “Graça” (Estação Liberdade).
A entrada para o encontro de hoje é franca, mas é necessário fazer reserva antecipadamente e retirar o ingresso até 15 minutos antes do início do programa.

Quem assistir à palestra recebe o CD com leituras das obras de Vilela feitas por ele mesmo e um folheto com cronologia de vida e obra do escritor.

Ao final da palestra, o escritor responde às perguntas do público.

Também este mês, os encontros de “O Escritor por Ele Mesmo” vão ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. A série tem continuidade no dia 19, em Poços de Caldas (MG), na sede local do IMS, com palestra de Ana Miranda, autora de “Boca do Inferno” (1978) e “Amrik” (1997).

Dia 23, o escritor e colunista da Folha Fernando Gabeira fala ao público no IMS do Rio de Janeiro. O IMS promove “O Escritor por Ele Mesmo” desde 1997. Já falaram ao público mais de 20 autores, como Ignácio de Loyola Brandão, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Verissimo, João Gilberto Noll, José Paulo Paes, Adélia Prado, Eva Furnari, Carlos Heitor Cony, Modesto Carone, Zulmira Ribeiro Tavares, entre outros.

O quê: Palestra “O Escritor por Ele Mesmo - Luiz Vilela”
Quando: hoje (terça-feira), às 20h30
Onde: Instituto Moreira Salles (rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis, em São Paulo)
Quanto: entrada franca (é necessário fazer reserva antecipadamente e os ingressos devem ser retirados no local até 15 minutos antes do início do programa)
Informações: 0/xx/11/825-2560

(Bruno Zeni)

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Anterior | Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA