Anterior | Índice | Próxima

Nelson Gonçalves morre aos 78 anos no Rio

Agência Folha 18/04/98 21h59
Do Rio de Janeiro

O cantor Nelson Gonçalves, 78, um dos mais populares da era do rádio no Brasil, morreu na noite deste sábado de parada cardíaca. Nelson, cujo nome verdadeiro era Antônio Gonçalves Sobral, sofria de enfisema pulmonar.

O cantor morreu no apartamento da filha Margareth Gonçalves, no bairro da Gávea (zona sul do Rio), por volta das 20h45. Segundo as primeiras informações fornecidas por amigos, ele estava conversando normalmente quando sentiu-se mal, morrendo em seguida.

Nelson Gonçalves era casado, tinha sete filhos e oito netos. Ele morava em Niterói (a 13 km do Rio). No final de 1996 esteve internado no hospital Procordis, daquela cidade, por distúrbios causados pela enfisema.

Gaúcho da cidade de Livramento, Nelson Gonçalves imortalizou sucessos como "A Volta do Boêmio'', de Adelino Moreira. Gravou mais de 80 discos. O primeiro foi em 1941, iniciando uma carreira que teve o auge nas décadas de 40 e 50.

O último disco foi gravado no ano passado, com produção do guitarrista Robertinho do Recife e lançado pela BMG Ariola. Nele, Nelson Gonçalves, que se celebrizou cantando principalmente samba-canção, canta músicas de alguns dos principais nomes do rock brasileiro dos anos 80, como Cazuza e Renato Russo.

O esmero da pronúncia era uma das características de Gonçalves. Sua faixa mais conhecida era a "A Volta do Boêmio' (...boemia, aqui me tens de regresso).


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.