Anterior | Índice | Próxima

Corinthians busca projeção mundial no basquete

Agência Folha 30/04/97 19h27
De São Paulo

A equipe paulista do Corinthians-Amway inicia nesta quinta-feira a tentativa de disputar o McDonald's Championship -mais famoso torneio interclubes do planeta.

No ginásio do Nosso Clube, em Limeira (156 km a noroeste de São Paulo), o time do ala Oscar Schmidt enfrenta o Atenas, da Argentina -liderado pelo armador Milanesio, da seleção do país.

Será a primeira partida do playoff final (melhor de três) da Liga Sul-Americana. As outras duas estão marcadas para os dias 8 e 9, na cidade argentina de Córdoba.

''É a liga do futuro, que dá projeção internacional às equipes'', afirma Carlos Rayel, 40, diretor de basquete do Corinthians, lembrando que a Liga Sul-Americana permite ao vencedor participar do McDonald's Championship.

Este ano, o torneio acontece em Paris (França), em outubro, com participação do campeão da NBA (liga profissional norte-americana), o campeão da liga Sul-Americana, o campeão europeu, o campeão e o vice da França e outra equipe a ser definida pela Federação Internacional de Basquete.

Para o armador corintiano Duda, 26, é muito importante disputá-lo. ''Projeta não só o basquete, mas também o jogador brasileiro.''

O cestinha Oscar, 39, que recebeu proposta para jogar o Paulista por Jundiaí -que está montando uma equipe-, afirma, no entanto, que o título sul-americano, em si, é mais importante do que ser o caminho para a disputa do McDonald's Championship. ''É um título continental'', diz Oscar.

O Atenas tem vantagem de decidir ''em casa'' porque teve, na campanha, dez vitórias e uma derrota, contra oito vitórias e três derrotas do Corinthians-Amway.

NA TV: Corinthians-Amway x Atenas: ESPN Brasil, ao vivo, às 21h.


Anterior | Índice | Próxima