Anterior | Índice | Próxima

Regularidade e sangue frio deram vitória a Kuerten

Agência Foolha 08/06/97 18h34
De Paris

A regularidade do jogo de Gustavo Kuerten e seu sangue frio no segundo set foram determinantes para a vitória sobre o espanhol Sergi Bruguera domingo em Roland Garros.

Kuerten fez o primeiro ponto da partida, mas não levou o primeiro game. Todo o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio.

Mas Kuerten foi melhor. Fez o primeiro de seus quatro aces (quando o adversário não rebate o saque) -contra apenas um de Bruguera no jogo todo- e foi o primeiro a quebrar o serviço do adversário. Ganhou o set com parciais de 6-3.

No segundo set, o espanhol voltou mais animado. Apesar de perder o primeiro game inclusive com um ponto de saque de Kuerten, Bruguera venceu o mais emocionante game da partida -o segundo, que teve uma sequência de idas de Kuerten à rede. A torcida aplaudiu de pé.

Se no primeiro set Bruguera jogou no fundo da quadra, no segundo atacou como é de seu estilo.

Forçou mais as passadas -ganhou quatro dos cinco pontos nesse tipo de jogada no segundo set. ''Fui surpreendido com as passadas de direita. Achava que o ponto estava definido e perdia'', disse Kuerten depois do jogo.

O ponto culminante do jogo foi o nono game do segundo set. Bruguera vinha de vitória no game anterior com o apoio da torcida.

Empatados em quatro games a quatro, ambos os jogadores pareciam saber que o jogo seria definido a partir dali.

Trocaram bolas usando quase todos os fundamentos do tênis. Kuerten quase perdeu. Mas empatou em 40 iguais e trocou a vantagem para fechar o game com Bruguera durante quase dez minutos.

O espanhol, mais nervoso, acabou perdendo o game. E o seguinte, levando à perda do set. ''A regularidade de Kuerten é surpreendente'', disse depois da partida.

O último set foi um ''passeio'' para Kuerten. Ganhou fácil, com parcial de 6-2.
Na torcida, a impressão era de que Bruguera tinha desanimado. Ele chegou a mudar para um estilo tendendo ao fundo de quadra, mas não teve sucesso.
Devolvendo uma bola contra a rede, perdeu o jogo.

Nenhum dos dois jogadores forçou o saque durante a partida. Só houve uma dupla falta, de Bruguera no sexto game do último set.

E Kuerten cumpriu o que prometera durante os treinamentos que antecederam a final: subiu à rede e assustou o espanhol. No cômputo geral, fez 16 de seus 111 pontos em jogadas de ataque na rede, contra seis de Bruguera -que fez 84 pontos ao todo.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.