Índice | Próxima

Lusa tenta repetir desempenho de 96 no Brasileiro

Agência Folha 05/07/97 15h11
De São Paulo

A Lusa, vice-campeã brasileira em 1996, inicia no domingo, às 16h, contra o Coritiba, no Canindé, a sua caminhada para tentar repetir o feito do ano passado.

Edinho, novo técnico da equipe, conta com um elenco enfraquecido -perdeu o goleiro Clêmer e o atacante Paulinho- e, por isso, entende que o time precisa vencer todos os jogos dentro de casa se quiser se classificar.

Assim, escalou uma equipe ofensiva para a estréia de domingo, com dois meia-atacantes (Rodrigo e Aílton) e dois atacantes (Alex Alves e Leandro).

"Esse é o meu estilo de jogo. Precisamos ter personalidade para nos impor dentro de casa", disse.

Edinho espera um adversário retrancado. "Conheço bem o Minelli (técnico do Coritiba) e ele não vai arriscar."

O técnico completou um mês no clube, no qual dez dias foram de trabalho efetivo. "Não é o ideal, mas é um tempo razóavel para poder passar aos jogadores aquilo que eu quero", afirmou Edinho.

Apesar das saídas de Clêmer e Paulinho, que ainda tem o passe preso ao clube, O treinador entende que o "elenco é bom".

A juventude é a arma da Lusa este ano. Nove jogadores do grupo subiram do time de aspirantes, campeão paulista da categoria.

O próximo reforço da equipe deve ser o meia polonês Pierkarski. O empresário Juan Figer já acertou a negociação com a Lusa e o jogador deve se apresentar até terça-feira.

O lateral-direito César Prates, que estava no Real Madrid B, também pode ser contratado.

Coritiba

O Coritiba vai entrar em campo para enfrentar a Lusa com um time novo e sem experiência. Apenas 4 dos 11 titulares participaram da equipe na competição do ano passado.

O técnico Rubens Minelli disse que nessas primeiras rodadas do campeonato o time pode sentir a falta de entrosamento e um empate está sendo considerado por ele como um bom resultado de estréia.

"É um time novo, inexperiente e que vai ganhar maturidade ao longo do campeonato", afirmou Minelli, que deixou o Paraná Clube, depois de conquistar o campeonato estadual deste ano. O Paraná foi pentacampeão.

A tarefa de Minelli à frente do Coritiba será a de colocar o clube entre os oito classificados para a segunda fase do campeonato. "Como o Brasileiro é um campeonato longo, teremos tempo suficiente para a equipe se entrosar", afirmou.

Além da inexperiência, Minelli teme as jogadas de finalização de sua equipe. "É um caminho que temos que melhorar. No treino de quinta-feira, a equipe chegou 37 vezes com chances e não fez o gol", disse.

Minelli afirmou que isso pode ser resolvido se os atacantes Basílio e Eliomar tiverem mais calma. "Eles são rápidos e têm potencial", declarou.

Na defesa, Minelli também fez mudanças. Deslocou o volante Claudiomiro para a ala-esquerda e escalou o estreante Vagner Mancini no meio campo.

LUSA
Márcio Defendi; Valmir, Jorginho, César e Augusto; Capitão, Roque, Aílton e Rodrigo; Alex Alvez e Leandro
Técnico: Edinho

CORITIBA
Sérgio; Pedro Aruba, Rogério, Flávio e Claudiomiro; Vagner Mancini, Ado, Rogério Barbosa e Marquinhos; Basílio e Eliomar
Técnico: Rubens Minelli

Local: estádio do Canindé, em São Paulo
Horário: 16h
Juiz: Clever Gonçalves (MG)



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.